PASCOM REGIONAL

Lembranças do sexto encontro regional da Pascom no regional Sul 2

Com um clima agradável e bastante acolhedor, a cidade de Umuarama abriu as portas para as coordenações e agentes diocesanos da Pastoral da Comunicação, radialistas e os jornalistas que atuam nas assessorias das arquidioceses, pastorais e organismos da CNBB no Regional Sul 2, para o 6º Encontro Regional dos Coordenadores Diocesanos da Pascom, 2º Encontro de Jornalistas das Dioceses, Pastorais e Organismos do Regional Sul 2, que acontece durante a tarde do dia 27 e na manhã do dia 28 de fevereiro.

Para abrir o encontro, foram convidados o coordenador do Regional Sul 2, Jorge Teles, o Bispo de Guarapuava e referencial da comunicação no Paraná, Dom Antônio Wagner e Equipe Umuarama Padre Carlos Alberto Figueiredo, da Diocese de Umuarama, além da assessoria de imprensa Maria Carolina Bianchi de Avis, o coordenador local da Pascom, Luiz Antoniassi e demais membros dessa Pastoral.

O Padre Jean Patrick, da Diocese de Guarapuava, ministrou a formação “A Espiritualidade do Comunicador”, de maneira bastante didática e baseada em fatos bem presentes na vida das pessoas. “A espiritualidade é algo muito presente na vida das pessoas, principalmente em tempos de religiosidade.

Ele afirmou e lembrou que muitas vezes as respostas que pedimos à Deus estão nos silêncios que Ele nos oferece. “É preciso estabelecer um diálogo com Deus. A espiritualidade tem um sentido de retomar a intimidade com Deus rompida pelo pecado e como gesto de reconciliação enviou seu filho, Jesus Cristo. Esta é uma iniciativa de Sua livre vontade mais que depende da vontade humana querer buscar”.

Padre Jean terminou sua fala instigando a criatividade dos jornalistas e membros da Pascom ali presentes. “Comunicar, rezar e viver integram-se formando um todo – tanto no estilo e na elaboração da mensagem, quanto na forma de comunicar. Afinal, somos a Pastoral da Comunicação. Quais são as nossas feridas enquanto comunicadores?”

Mutirão de Comunicação

A Arquidiocese de Curitiba faz uma apresentação quanto à organização do 1º Mutirão de Comunicação Arquidiocesano, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de Outubro de 2016 em Curitiba. Os ouvintes poderão também observar como estão os preparativos para o 2º Muticom Paranaense do Regional Sul 2, previsto para acontecer em 2017 também na capital do Estado.

Aline Vonsovicz, jornalista voluntária da Pascom – Arquidiocese de Curitiba.

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !