DESTAQUES

Entrevista com Jean Ricardo, idealizador da Agência Dominus

Jean Ricardo é idealizador e proprietário da Agência Dominus. Ele faz parte da coordenação nacional da RENAC (Rede Nacional de Agências Católicas), uma iniciativa da Comissão para a Comunicação da CNBB. Conversamos como ele sobre alguns temas relevantes.

Confira a entrevista.

Você poderia nos falar de 2 grandes desafios gerais que você enfrenta no trabalho de uma agência de comunicação que se propõe atuar na Igreja?

Acredito que há dois grandes desafios, o primeiro é a profissionalização da comunicação. É preciso que o cliente compreenda que a comunicação existe um olhar profissional e técnico, muitas vezes nos deparamos com realidades bastante complexas em relação ao entendimento do cliente do que pode e não pode ser feito. Muitos clientes tem dificuldades de separar o que é gosto pessoal do que de fato vai atrair o público alvo. Outro desafio que acredito ser o mais complicado é a falta de entendimento sobre a qualidade do serviço, ou seja, não adianta ter uma comunicação linda, profissional se o serviço evangelizador prestado na comunidade é ruim. Ex. Se uma comunidade resolve fazer uma campanha para as pessoas participarem da Missa, mas a Missa celebrada tem um som ruim, música ruim, ambiente com uma qualidade comprometida, de nada vai adiantar a campanha. Por isso é muito importante alinhar o trabalho pastoral a comunicação.

Você trabalha com uma equipe? Como essa equipe está estruturada atualmente?

Sim, hoje a equipe da Agência esta estruturada com a seguinte equipe:

3 Design;
2 Redatores;
1 Social Media;
1 Atendimento;
1 Planejamento;

Quais seriam seus principais trabalhos?

A Agência hoje atual com os seguintes serviços:

– Consultoria em Planejamento Estratégico Pastoral;
– Consultoria em planejamento para a Pastoral do Dízimo;
– Inbound Marketing;
– Marketing Digital;
– Gestão de redes sociais;
– Criação e atualização de websites;
– Criação de logos;
– Criação de campanhas publicitárias.

Está se consolidando a criação da Rede Nacional de Agências Católicas. Você poderia nos falar sobre essa experiência?

A RENAC é uma iniciativa da CNBB juntamente com várias agências de comunicação Católica. Sabemos que nossa atuação na comunicação é uma missão na Igreja, por isso acreditamos que somos irmãos e necessitamos caminhar unidos e vivermos o espirito evangélico na nossa forma de administrar e viver nossas empresas. A rede veem para agregar para todos que participam, sabemos que temos um longo caminho pela frente e que juntos como Igreja podemos colaborar para o crescimento da evangelização no país.

Que tipo de relação você e sua equipe tem com agentes da Pastoral da Comunicação?

Diria que para a Dominus nossa relação não se restringe somente a Pastoral da Comunicação, mas a todas as pastorais, como nosso trabalho envolve um processo de gestão pastoral, estamos muito ligados a diversas pastorais o que para nós é muito importante, apreendemos muito com eles e eles conosco. Sem as pastorais nosso serviço não teria sentido algum.

Tags

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !