PASCOM DIOCESANA

9º e-Pascom – Somos membros uns dos outros

A internet oferece nos dias atuais uma infinidade de saberes. Em apenas um espaço virtual, sem sair do espaço físico, é possível conhecer lugares, comprar e vender produtos, aprender receitas, buscar trabalhos, estudar, entre tantas outras possibilidades. Tudo isso sem contar, também, que é a internet o ambiente onde muitas pessoas se relacionam, se conhecem, se “falam” e se permitem sair de um mundo solitário. Mas, diante disso, essa rede comunicativa que metaforicamente é vista como uma comunidade poderia ser vista como uma rede solidária. Uma “comunidade onde há pessoas animadas por sentimentos de confiança e empenhada em objetivos compartilháveis.” (DMCS 2019). Será que é essa a realidade que se vive hoje?
Toda essa reflexão leva o bom comunicador a pensar sobre a carta do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, data comemorada desde o Concílio Vaticano II. Para o ano de 2019 o Papa traz a seguinte temática: “Somos membros uns dos outros” (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana. Será que essa comunidade humana ainda prevalece nas redes? “No cenário atual, salta aos olhos de todos como a comunidade de redes sociais não seja, automaticamente, sinónimo de comunidade. No melhor dos casos, tais comunidades conseguem dar provas de coesão e solidariedade, mas frequentemente permanecem agregados apenas indivíduos que se reconhecem em torno de interesses ou argumentos caraterizados por vínculos frágeis. Além disso, na social web, muitas vezes a identidade funda-se na contraposição ao outro, à pessoa estranha ao grupo: define-se mais a partir daquilo que divide do que daquilo que une, dando espaço à suspeita e à explosão de todo o tipo de preconceito (étnico, sexual, religioso, e outros). Esta tendência alimenta grupos que excluem a heterogeneidade, alimentam no próprio ambiente digital um individualismo desenfreado, acabando às vezes por fomentar espirais de ódio. E, assim, aquela que deveria ser uma janela aberta para o mundo, torna-se uma vitrine onde se exibe o próprio narcisismo.”
Como cristãos, somos membros uns dos outros, somos parte de um corpo cuja cabeça é Cristo, seja dentro ou fora do ambiente virtual. Isso esclarece o quanto devemos ser próximos, com olhar de inclusão, olhar humano e comunitário. Toda essa discussão sobre este assunto importante para a contemporaneidade será tema do 9º e-Pascom – Encontro de Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Quando: 18 de maio 2019 – Sábado
Local: Auditório Paulinas Livraria (Avenida Afonso Pena, 2.142, Funcionários/BH)
Horário: das 08h30 às 12h
Palestrante: Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para a Comunicação e Cultura.
Faça sua inscrição pelo link:https://forms.gle/8G9dJCF14FkxqnJR9

Você, agente da Pastoral da Comunicação, não pode ficar de fora deste encontro. Refletir sobre este tema tão relevante é dar passos significativos para a evangelização através das redes.

Texto: Janaína Gonçalves/Pascom BH

Sobre o autor

Alex

Alex

Setor de Comunicação do Regional NE 1; Coordenador da Comissão para Comunicação Social - CNBB Regional NE 1 e Coordenador da Pascom Paroquia Nossa Senhora das Graças.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !