PASCOM PAROQUIAL

“A Igreja é universal e por isso somos uma só família”. Juntas, PasCom’s das Paróquias de Varjota e Reriutaba realizam confraternização de Páscoa

Agentes da Pastoral da Comunicação das Paróquias de Reriutaba e Varjota realizaram no último domingo (15), uma confraternização de Páscoa. O encontro foi sediado na Paróquia de Varjota em um dos pontos turísticos que é referência na região.

Para Eufrazio da Silva Filho, pároco de Reriutaba, que esteve presente na confraternização, o momento de união traz um aspecto familiar entre os agentes, e ainda mostra a unidade da Igreja. “A Igreja é universal e por isso somos uma só família. Paulo fala que somos membros, cuja a cabeça é o próprio Cristo. Portanto, temos um único Senhor, uma única fé, um único batismo. Neste sentido, onde estiver uma comunidade católica, está presente a única Igreja de Cristo que nos faz todos membros de um mesmo corpo e irmãos pelo batismo”, afirma.

Ainda falando sobre a unidade, padre Eufrazio acrescenta: “a importância de unirmos a Pastoral da Comunicação das duas paróquias de Varjota e de Reriutaba é uma iniciativa para dizermos que somos UM. Estamos juntos para anunciar o Evangelho através dos meios de comunicação. Para mim que sou o pároco de Reriutaba foi significativo o encontro das duas pastorais, porque foi um sinal de que a Igreja de Cristo é Una, Santa, Católica (universal)”, conclui.

Os dois grupos não estavam representados em sua totalidade, segundo as coordenações. No entanto, estiveram presentes 34 agentes, os quais aproveitaram a ocasião para desfrutar o momento de lazer e interação. Ao que Sandoval Pontes, coordenador da Pascom de Reriutaba analisa como uma oportunidade de troca de experiências e fortalecimento dos laços de companheirismo, e acrescenta: “além de estarmos envolvidos num cenário belíssimo e agradável, tivemos oportunidades de manter um contato pessoal e conhecer os trabalhos de cada grupo. Sem dúvidas foi um momento agradabilíssimo em que cada um pôde ficar mais a vontade”, afirma Sandoval.

Para os anfitriões, os sentimentos não foram diferentes. De acordo com Mikaelle Nascimento, da Pascom de Varjota, além do aprendizado e alegrias compartilhadas com a mesma pastoral de outra cidade, o encontro como forma de lazer foi mais “belo e gratificante” segundo a agente, que acrescenta: “temos a certeza que além de termos parceiros de pastoral temos amigos”.

Essa ligação entre as Pastorais e paróquias tem uma história que não é recente. Varjota fica à 12km de Reriutaba, cidade que era sua sede paroquial antes da ereção a Paróquia, ocorrida em fevereiro de 2008. Assim, as comunidades tem uma ligação muito próxima, sobretudo, os agentes da PasCom, pastoral que teve como incentivador o atual pároco de Reriutaba, que durante nove anos esteve à frente da Paróquia de Senhora Sant’Ana, em Varjota.

Por: João Paulo de Oliveira – Jornalista e Assessor de Comunicação da Paróquia Senhora Sant’Ana – Varjota-CE

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !