Leste 1 Sem categoria

L 1 – Andréia Gripp: Eleitores católicos buscam candidatos comprometidos com o bem comum e a fé

Amigos,

Estou divulgando o trabalho do site Voto Católico Brasil.org, um site informativo, criado pela iniciativa de leigos que buscam oferecer aos eleitores católicos um instrumento para o exercício de sua cidadania.

Gostaria de poder contar com o apoio do seu veículo para a divulgação dessa notícia.

Em todo o Brasil chega-se esta semana à reta final de mais um período eleitoral. O próximo domingo (2), será marcado pelo voto de milhões de brasileiros, que irão às urnas escolher seus representantes para as prefeituras e as câmaras municipais do país. Diante deste tempo em que a sociedade vive, dominado pelo relativismo e pelo secularismo, e diante de tantas denúncias de corrupção, muitos eleitores estão desiludidos e não sabem em quem votar.

Nesta situação encontra-se um grande número de eleitores católicos que se perguntam: “vale a pena votar?”;”qual candidato merece o meu voto?” A Igreja não indica candidatos, mas oferece critérios aos seus fiéis para a escolha dos mesmos. A partir desses critérios, foi elaborado um Termo de Compromisso que serve para o eleitor como um instrumento para o exercício de sua cidadania junto a políticos que se apresentam como católicos e pedem o voto dos fiéis.

Aqueles que assinam o Termo se comprometem, no exercício de seus mandatos, “em tudo seguindo o Magistério da Igreja Católica, defender e promover: o direito pleno à vida, desde a concepção até a morte natural; a família, constituída de acordo com a doutrina da Igreja; a infância e a juventude;  o respeito à fé católica e todos os seus símbolos, ritos, manifestações e templos; e o bem comum”. Além disso, prometem “, combater a ideologia de gênero, de qualquer forma que se manifeste, e seus efeitos nocivos, me empenhando para que não seja autorizada em lei ou, se já estiver constando em lei, para que seja revogada”.

Para saber se em sua cidade há candidatos que tiveram a coragem de assumir de público esse compromisso e poder escolher dentre eles a quem dar o seu voto, o cidadão pode acessar o site http://votocatolicobrasil.org/ . Não há no site indicação de candidatos ou partidos, nem mesmo condenação de um ou outro. Há informação de quem se compromete com o bem comum e os valores essenciais da humanidade de forma clara, objetiva e decidida. Por isso, exige-se dos mesmos que assinem o Termo de Compromisso e o registrem em cartório. Tudo isso foi feito para ajudar ao eleitor, oferecendo informações importantes e práticas que lhe permitirão seguir os critérios apresentados pela Igreja para a sua escolha.

“Não podemos lavar as mãos como Pilatos”, conclamou o Papa Francisco ao responder a uma pergunta sobre a participação política dos fiéis da Igreja Católica. Neste tempo tão importante para a vida de sua cidade, toda a informação que ajude a escolha consciente de um candidato é importante e por isso muitos têm aderido a essa iniciativa.

Andréia Gripp

Assessora de Comunicação

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !