NE 2 PASCOM DIOCESANA

Arcebispo leva mensagem do 52° Dia Mundial das Comunicações aos veículos de comunicação do Recife

  Nos dias 08 e 09 de maio, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, reservou um espaço especial em sua agenda. Dom Fernando,  o monsenhor Luciano Brito, vigário geral da Arquidiocese, e a equipe da Pastoral da Comunicação arquidiocesana visitaram as redações dos veículos de comunicação do Recife para divulgar a mensagem do papa Francisco referente ao 52° Dia Mundial das Comunicações. Este ano, o tema abordado pelo papa é “A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32) Fake News e jornalismo de paz”.  A visita às redações dos veículos de comunicação teve por objetivos agradecer à Imprensa a parceria com a Igreja, levar a mensagem do papa e também convidar para a celebração do Dia Mundial das Comunicações na Arquidiocese, que será marcado com a celebração eucarística na Catedral da Sé, em Olinda, dia 13/05 (9h), em missa presidida por dom Fernando Saburido.  O Dia Mundial das Comunicações é celebrado pela Igreja Católica no dia das Ascensão do Senhor, que neste ano de 2018 acontece em  13 de maio, próximo domingo.

O metropolita explicou aos comunicadores que o papa Francisco escolheu o tema das Fake News, as notícias falsas, em razão do contexto da cultura da comunicação digital, que gera   desencontro de informações e altera a verdade. O papa Francisco defende que os meios de comunicação devem estar a serviço da verdade. “Que cada palavra, som ou imagem tenha o objetivo de construir. Que a verdade seja seu instrumento de trabalho e o compromisso com a realidade dos fatos esteja a serviço de um jornalismo de paz, sem fingimentos nem falsidades, na busca das causas reais dos conflitos”, exortou dom Fernando.

 

No dia 08/05, os veículos de comunicação visitados pela comitiva arquidiocesana foram: rádio CBN Recife, em Boa Viagem, a TV Globo Nordeste e o sistema Jornal do Commercio, ambos no bairro de Santo Amaro. Dom Fernando e o monsenhor Luciano Brito rezaram com os comunicadores e abençoaram as redações. Além de refletirem o evangelho de São João (Jo 14, 5-16), os membros da Imprensa também rezaram com a comitiva arquidiocesana uma oração criada pelo papa Francisco, inspirada na oração de São Francisco de Assis:  “Senhor, fazei-nos instrumentos de vossa paz. Fazei-nos reconhecer o mal que se insinua em uma comunicação que não cria comunhão.”

O segundo dia da visita, 09/05, contemplou as redações da TV Tribuna, em Olinda, da TV Clube/Band, em Santo Amaro, do jornal Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, ambos no bairro do Recife Antigo. A gerente de jornalismo da TV Clube agradeceu pelo momento de reflexão e pediu ao arcebispo para que mais encontros como este aconteçam.

 

Fonte: Pascom Arquidiocese

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !