REGIONAIS

Comissão Regional da Pascom NE 2 define novas ações para a Comunicação

 

A Comissão Regional de Pastoral para a Comunicação Social da CNBB Nordeste 2 vai realizar anualmente encontros de formação e espiritualidade em cada uma das quatro províncias eclesiásticas – Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A iniciativa será implementada já em 2020 e terá como público-alvo os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) diocesanas e paroquiais.

“É importante promover cada vez mais a comunhão entre os grupos de Pascom nas províncias eclesiásticas, isso vai evitar que o trabalho aconteça de maneira dispersa, ao mesmo tempo, nos fortalece como Regional”, afirmou o arcebispo da Arquidiocese de Natal e referencial para a Comunicação Social na CNBB Nordeste 2, dom Jaime Vieira Rocha.

Os encontros nas províncias deverão ser organizados pela comissão em conjunto com as equipes de Pascom que atuam nas dioceses e arquidioceses. As contribuições poderão ser dadas na primeira edição da Assembleia de Comunicação da CNBB Nordeste 2, que será realizada de 25 a 27 de outubro, em Natal.

“Vamos aproveitar o encontro já previsto no calendário da Pascom do Regional para fazer uma assembleia onde possamos avaliar o ano que está se encerrando e planejar as ações para o próximo. Esse momento ocorrerá sempre no segundo semestre, exceto em anos que realizaremos o nosso Mutirão de Comunicação (Muticom)”, explicou dom Jaime.

Mais ações

A proposta dos encontros para as províncias eclesiásticas e da assembleia específica para os coordenadores de grupos de Pascom das dioceses e arquidioceses foram deliberadas em reunião realizada pela Comissão Regional de Pastoral para a Comunicação Social nesta segunda-feira (10), na sede da CNBB Nordeste 2, no Recife.

As proposições foram frutos de sugestões feitas por cada um dos membros da coordenação da comissão, e construídas, sobretudo, a partir da experiência e das necessidades das equipes de Pascom do Regional Nordeste 2 trazidas pela coordenação desses agentes.

Foram discutidos também a necessidade de construção de um plano pastoral para a comunicação, a elaboração de um manual resumido sobre as 12 Comissões Regionais de Pastoral. Dom Jaime também pediu mais atenção às redes sociais e sugeriu a criação de artes com textos informativos e que promovam educação cidadã, consciência comunitária e evangelização.

Essa foi a primeira reunião da coordenação da comissão depois da escolha de dom Jaime como bispo referencial, em maio passado, durante a Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Também participaram do encontro a coordenadora da Pascom na CNBB Nordeste 2, irmã Joelma Pinto, e o assessor eclesiástico da Pascom do Regional e responsável pela comunicação da Diocese de Caruaru (PE), padre Jerffeson Adelino.

Ainda estiveram presentes a secretária da Pascom do Regional e coordenadora da comunicação da Arquidiocese de Maceió, Maria Cícera da Silva, e o assessor de imprensa da CNBB Nordeste 2, Kleber Nunes.

Por:  Kleber Nunes / Regional NE2

Sobre o autor

Alex

Alex

Setor de Comunicação do Regional NE 1; Coordenador da Comissão para Comunicação Social - CNBB Regional NE 1 e Coordenador da Pascom Paroquia Nossa Senhora das Graças.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !