PASCOM DIOCESANA

Diocese de Januária promoveu o 2º Encontro Diocesano da Pascom

Estiveram presentes cinquenta e seis pessoas representantes das paróquias que compõem nossa diocese e também da cidade de Brasília de Minas. Assessorou o evento o Padre Adilson Ulprist, apresentador da TV Século XXI, e que possui formação e experiência na área de Comunicação.

A PasCom da Paróquia Sagrada Família de Januária conduziu a oração inicial do encontro baseada no Documento 99 da CNBB (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil) e na mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O Diácono Willian Coutinho deu início as atividades, acolhendo os comunicadores presentes e apresentando o currículo de Pe. Adilson. Em seguida, Pe. Adilson deu início as atividades esboçando diferentes tópicos referentes ao processo comunicativo na evangelização. Destacou, com ênfase, o papel da Pastoral da Comunicação e sua importância na articulação dos serviços das pastorais em comunhão com a Igreja, bem como os cuidados que devem ser tomados a partir da decisão de representar a instituição (Igreja Católica).

Padre Adilson aprofundou o documento número 99 da CNBB – Diretório da Comunicação, no qual abordou todos os tópicos que servirão como base para os serviços da PasCom. Para padre Adilson, é importante e primordial a PasCom conhecer o Plano Diocesano de Pastoral, a Agenda Diocesana e a Agenda Paroquial.

A estruturação da pastoral deve ser composta por uma equipe que “ame” a comunicação, observando os documentos da Igreja e os meios legais para seu funcionamento, analisando a realidade paroquial/diocesana.

Após refletir sobre o diretório da comunicação, Pe. Adilson apresentou os principais pontos dos Estudos 111 da CNBB – Orientações Pastorais para as mídias católicas.

Em todo instante a Igreja deve anunciar o evangelho, acompanhando os recursos tecnológicos, observando-se a importância da abordagem de uma mídia atrativa, sendo coeso e preciso na transmissão da informação, utilizando-a para o bem.

À noite, aconteceu a Santa Missa na Catedral Nossa Senhora das Dores. A celebração eucarística foi presidida pelo nosso Bispo D. José Moreira e concelebrada pelo Pe. Ricardo e Pe. Adilson.

Pe. Adilson proferiu a homilia. Refletiu sobre a liturgia do 11º Domingo do Tempo Comum. Concluiu a reflexão pedindo a Cristo que nos conceda a graça de termos a coragem, a fé e a confiança para testemunhá-lo a nossos irmãos. “O anúncio do evangelho é compromisso de fé de todo cristão batizado. Não vamos nos omitir, mas vamos sim anunciar, vamos testemunhar a fé, testemunhar Jesus Cristo a nossos irmãos. Só assim a semente que foi lançada em nosso coração vai tornar uma grande árvore e produzirá muitos e bons frutos.”

Este dia ficou reservado para oficinas. Foram analisados alguns meios de comunicação utilizados pelos missionários presentes, dos quais citamos: vídeos para youtube, programa de rádio, site da diocese, revista e informativo paroquial.Já no domingo, o encontro ocorreu apenas na parte da manhã. PassCom da Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Urucuia foi a responsável pela oração inicial, que contou com a participação de Pe. Flávio.

Os encontristas foram divididos em grupos nos quais analisaram os pontos positivos e negativos de cada instrumento de comunicação. Pe. Adilson conduziu a plenária e apresentou comentários relevantes para melhorar a forma de comunicação.

O Diácono Willian agradeceu a presença de Pe. Adilson, entregando ao mesmo uma lembrança da Diocese de Januária. Nosso bispo D. José Moreira concedeu a bênção final sob a intercessão de Nossa Senhora das Dores, padroeira de nossa diocese.

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família Januária e Grasiela Bessa/PasCom Nossa Senhora da Conceição Urucuia
Foto: Natanael Martins / PasCom Sagrada Família Januária

 

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !