PASCOM DIOCESANA

Diocese de Januária promoveu o 2º Encontro Diocesano da Pascom

Estiveram presentes cinquenta e seis pessoas representantes das paróquias que compõem nossa diocese e também da cidade de Brasília de Minas. Assessorou o evento o Padre Adilson Ulprist, apresentador da TV Século XXI, e que possui formação e experiência na área de Comunicação.

A PasCom da Paróquia Sagrada Família de Januária conduziu a oração inicial do encontro baseada no Documento 99 da CNBB (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil) e na mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O Diácono Willian Coutinho deu início as atividades, acolhendo os comunicadores presentes e apresentando o currículo de Pe. Adilson. Em seguida, Pe. Adilson deu início as atividades esboçando diferentes tópicos referentes ao processo comunicativo na evangelização. Destacou, com ênfase, o papel da Pastoral da Comunicação e sua importância na articulação dos serviços das pastorais em comunhão com a Igreja, bem como os cuidados que devem ser tomados a partir da decisão de representar a instituição (Igreja Católica).

Padre Adilson aprofundou o documento número 99 da CNBB – Diretório da Comunicação, no qual abordou todos os tópicos que servirão como base para os serviços da PasCom. Para padre Adilson, é importante e primordial a PasCom conhecer o Plano Diocesano de Pastoral, a Agenda Diocesana e a Agenda Paroquial.

A estruturação da pastoral deve ser composta por uma equipe que “ame” a comunicação, observando os documentos da Igreja e os meios legais para seu funcionamento, analisando a realidade paroquial/diocesana.

Após refletir sobre o diretório da comunicação, Pe. Adilson apresentou os principais pontos dos Estudos 111 da CNBB – Orientações Pastorais para as mídias católicas.

Em todo instante a Igreja deve anunciar o evangelho, acompanhando os recursos tecnológicos, observando-se a importância da abordagem de uma mídia atrativa, sendo coeso e preciso na transmissão da informação, utilizando-a para o bem.

À noite, aconteceu a Santa Missa na Catedral Nossa Senhora das Dores. A celebração eucarística foi presidida pelo nosso Bispo D. José Moreira e concelebrada pelo Pe. Ricardo e Pe. Adilson.

Pe. Adilson proferiu a homilia. Refletiu sobre a liturgia do 11º Domingo do Tempo Comum. Concluiu a reflexão pedindo a Cristo que nos conceda a graça de termos a coragem, a fé e a confiança para testemunhá-lo a nossos irmãos. “O anúncio do evangelho é compromisso de fé de todo cristão batizado. Não vamos nos omitir, mas vamos sim anunciar, vamos testemunhar a fé, testemunhar Jesus Cristo a nossos irmãos. Só assim a semente que foi lançada em nosso coração vai tornar uma grande árvore e produzirá muitos e bons frutos.”

Este dia ficou reservado para oficinas. Foram analisados alguns meios de comunicação utilizados pelos missionários presentes, dos quais citamos: vídeos para youtube, programa de rádio, site da diocese, revista e informativo paroquial.Já no domingo, o encontro ocorreu apenas na parte da manhã. PassCom da Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Urucuia foi a responsável pela oração inicial, que contou com a participação de Pe. Flávio.

Os encontristas foram divididos em grupos nos quais analisaram os pontos positivos e negativos de cada instrumento de comunicação. Pe. Adilson conduziu a plenária e apresentou comentários relevantes para melhorar a forma de comunicação.

O Diácono Willian agradeceu a presença de Pe. Adilson, entregando ao mesmo uma lembrança da Diocese de Januária. Nosso bispo D. José Moreira concedeu a bênção final sob a intercessão de Nossa Senhora das Dores, padroeira de nossa diocese.

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família Januária e Grasiela Bessa/PasCom Nossa Senhora da Conceição Urucuia
Foto: Natanael Martins / PasCom Sagrada Família Januária

 

Sobre o autor

Alex

Alex

Setor de Comunicação do Regional NE 1; Coordenador da Comissão para Comunicação Social - CNBB Regional NE 1 e Coordenador da Pascom Paroquia Nossa Senhora das Graças.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !