Sem categoria

DNJ é destaque no Oeste 1

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE – DNJ 2017
“Juventude em defesa da vida dos povos e da Mãe Terra”
“Os humildes herdarão a Terra” Sl 37,11a

A Igreja no Brasil consagra o último domingo de outubro à Juventude. É o Dia Nacional da Juventude (DNJ) que teve início com o ano internacional da juventude em 1985. A partir de 1986 todos os anos é celebrado este dia em todas as dioceses do Brasil.
O DNJ historicamente propõe temas relevantes e atuais para os jovens refletirem em seus grupos e se mobilizarem em ações de atuação nesta realidade, a fim de adequá-la ao Projeto do Reino de Deus. Isso se dá em dois momentos: 10 a preparação nos grupos, onde se dá o estudo do material proposto pela CNBB; 20 um evento de massa, a celebração do DNJ, no último domingo de outubro, reunindo todas as expressões de juventude presentes na diocese e os jovens em geral; demonstrando a força, a sensibilidade e o engajamento da juventude como discípulos missionários de Jesus Cristo na construção da civilização do amor.
Os dois momentos são de suma importância e requer muita preparação a fim de não ficar só no evento, mas ser um despertar para ações e agir dos jovens como Igreja viva e atuante integrada à vida da sociedade.
O DNJ deste ano tem como tema “Juventude em defesa da vida dos Povos e da Mãe Terra” e lema “Os humildes herdarão a Terra” (Sl 37,11a). É a busca de concretizar os ensinamentos do Papa Francisco na Encíclica “Laudato Si” e de levar a diante a proposta da Campanha da Fraternidade 2017.
Diz o Papa Francisco: “Os jovens têm uma nova sensibilidade ecológica e espírito generoso, e alguns deles lutam admiravelmente pela defesa do meio ambiente (LS 209). E ainda: “A espiritualidade cristã propõe uma alternativa de entender a qualidade de vida, encorajando um estilo de vida profético e contemplativo, capaz de gerar profunda alegria sem estar obcecado pelo consumo… É importante adotar um antigo ensinamento, presente em distintas tradições religiosas e também na Bíblia. Trata-se da convicção de que quanto menos, tanto mais… A espiritualidade cristã propõe um crescimento na sobriedade e uma capacidade de se alegrar com pouco (LS 222).
Assim esperamos que nossa juventude seja marcada por atitudes pessoais e comunitárias de conversão, de contemplação, de simplicidade e sobriedade, contra o consumismo e o descarte, ajudando assim a preservar os biomas brasileiros e a Mão Terra.
Parabéns a todos os jovens, feliz Dia Nacional da Juventude!

+ Luiz Gonçalves Knupp
Bispo da Diocese de Três Lagoas (MS)

Por: Luciana Navarro – Pascom Regional

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !