COMISSÃO NACIONAL

Encontro de Comunicadores da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

No dia 1º de Junho, das 8:30 às 16h, os agentes da Pascom e comunicadores tem um encontro marcado: Encontro de Comunicadores da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro!
Prepare-se para refletir sobre as orientações da carta do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais e participar de palestras e oficinas que vão te inspirar e motivar a sua Pascom.
Na parte da Manhã teremos duas palestras, sendo:

Palestra Principal
DAS COMUNIDADES DE REDES SOCIAIS À COMUNIDADE HUMANA
Reflexões sobre Mensagem do Papa Francisco para o 53º Dia Mundial Das Comunicações Sociais
Cônego Márcio Queiroz – Assessor Eclesiástico da Pascom Rio
Escreve o Papa Francisco: “Se é verdade que a internet constitui uma possibilidade extraordinária de acesso ao saber, verdade é também que se revelou como um dos locais mais expostos à desinformação e à distorção consciente e pilotada dos fatos e relações interpessoais, a ponto de muitas vezes cair no descrédito.”
Na palestra magna do Ecom 2019, o cônego Queiroz abordará o tema da carta fazendo uma ponte com o trabalho executado pelos agentes da Pastoral da Comunicação e demais Comunicadores Católicos.

Segunda Palestra
ONLINE <-> ONLIFE
Desafios da comunicação católica.
Redes sociais. Era Pós-digital. Inteligência artificial. Disrupção. Transformação. Inovação. V.U.CA.. Valei-me!!!

Marco Cazumba – Publicitário, Diretor de Criação e Planejamento da Agencia SpiceUp! Membro da equipe de coordenação da Pascom ArqRio e “instalador de PASCOMs”

Constantemente sentimos um frio na barriga com as mudanças que o mundo está vivendo. Mas que mudança é essa? Afinal, o que está acontecendo? Que mundo é esse de perfis digitais e com vidas cabendo dentro do bolso? Como sermos pescadores de homens nesse admirável mundo novo onde as redes são digitais, inteligência é artificial, as decisões são comandadas por algoritmos, as tarefas são robóticas e as relações humanas são acessórias? Como entender, contribuir, sobreviver e encontrar um papel relevante e ativo, como Igreja, nesse cenário cada vez mais virtual? Para essas perguntas, a palestra com Marco Cazumba traz um debate instigante, reflexivo e com o objetivo de trazer a responsabilidade para cada um de nós, comunicadores católicos, nesse contexto de mundo novo.

Tags

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !