COMISSÃO NACIONAL

Encontro de Comunicadores da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

No dia 1º de Junho, das 8:30 às 16h, os agentes da Pascom e comunicadores tem um encontro marcado: Encontro de Comunicadores da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro!
Prepare-se para refletir sobre as orientações da carta do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais e participar de palestras e oficinas que vão te inspirar e motivar a sua Pascom.
Na parte da Manhã teremos duas palestras, sendo:

Palestra Principal
DAS COMUNIDADES DE REDES SOCIAIS À COMUNIDADE HUMANA
Reflexões sobre Mensagem do Papa Francisco para o 53º Dia Mundial Das Comunicações Sociais
Cônego Márcio Queiroz – Assessor Eclesiástico da Pascom Rio
Escreve o Papa Francisco: “Se é verdade que a internet constitui uma possibilidade extraordinária de acesso ao saber, verdade é também que se revelou como um dos locais mais expostos à desinformação e à distorção consciente e pilotada dos fatos e relações interpessoais, a ponto de muitas vezes cair no descrédito.”
Na palestra magna do Ecom 2019, o cônego Queiroz abordará o tema da carta fazendo uma ponte com o trabalho executado pelos agentes da Pastoral da Comunicação e demais Comunicadores Católicos.

Segunda Palestra
ONLINE <-> ONLIFE
Desafios da comunicação católica.
Redes sociais. Era Pós-digital. Inteligência artificial. Disrupção. Transformação. Inovação. V.U.CA.. Valei-me!!!

Marco Cazumba – Publicitário, Diretor de Criação e Planejamento da Agencia SpiceUp! Membro da equipe de coordenação da Pascom ArqRio e “instalador de PASCOMs”

Constantemente sentimos um frio na barriga com as mudanças que o mundo está vivendo. Mas que mudança é essa? Afinal, o que está acontecendo? Que mundo é esse de perfis digitais e com vidas cabendo dentro do bolso? Como sermos pescadores de homens nesse admirável mundo novo onde as redes são digitais, inteligência é artificial, as decisões são comandadas por algoritmos, as tarefas são robóticas e as relações humanas são acessórias? Como entender, contribuir, sobreviver e encontrar um papel relevante e ativo, como Igreja, nesse cenário cada vez mais virtual? Para essas perguntas, a palestra com Marco Cazumba traz um debate instigante, reflexivo e com o objetivo de trazer a responsabilidade para cada um de nós, comunicadores católicos, nesse contexto de mundo novo.

Tags

Sobre o autor

Alex

Alex

Setor de Comunicação do Regional NE 1; Coordenador da Comissão para Comunicação Social - CNBB Regional NE 1 e Coordenador da Pascom Paroquia Nossa Senhora das Graças.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !