PASCOM REGIONAL REGIONAIS

Escola de Comunicação – Regional NE 1 iniciará nova turma na diocese de Itapipoca

Durante a tarde do dia 16/11 a coordenação executiva da Escola de Comunicação do Regional NE 1 (Alex Ferreira, Arlan Rodrigues e Vanusa Linhares) estiveram reunidos na cidade de Itapipoca-CE, para planejar o início da turma do Curso de Comunicação Pastoral na diocese. A Escola tem como objetivo “Ser um centro de formação permanente de Comunicação do Regional CNBB ne 1 para os agentes pastorais, padres e religiosos (as), visando a educação, o aprofundamento e o incentivo para conhecimento da comunicação, nas diversas formas e formatos, tendo em vista uma ação pastoral que favoreça a missão de evangelizar da Igreja através dos meios de comunicação“, tendo como objetivos específicos: “1 – Proporcionar conhecimento e vivência em comunicação humana e pastoral; 2 – Estimular a formação através das técnicas de comunicação; 3 – Oferecer conhecimentos teóricos e práticos das linguagens, dos meios e modelos de comunicação e 4 – Criar oportunidade para gerar conhecimento científico e pastoral na área da comunicação.

O Curso de Comunicação está proposto para início de atividades em janeiro se estendendo até maio, com conclusão de atividades e entregas de certificados. Serão ofertados para a turma de 2019, os módulos (metodologia de trabalho, comunicação e liturgia, comunicação e catequese, rádio, fotografia, produção textual, oratória, produção de vídeos, além de oficinas temáticas de processo criativo. Os módulos foram definidos conforme necessidades da pascom diocesana em atender o campo formativo. Os módulos foram apresentado na tarde do dia 17/11 para os representantes das pascom paroquiais e no dia 21/11 para o Conselho Diocesano de Pastoral.

As parcerias para a realização do curso na diocese serão: Fundo Nacional de Solidariedade, Centro de Treinamento da Diocese de Itapipoca, Escola do Patronato e Paulinas Livrarias. Ainda estamos encaminhando projetos para o Fundo Diocesano de Solidariedade e outros parceiros. “A ideia é esplandi a escola de comunicação, transformando-a em escola itinerante de comunicação, onde possa ir até as paróquias e comunidades rurais para falar e desenvolver reflexões em torno da comunicação pastoral e dos processos de comunicação”.

Para 2019 a coordenação deseja ainda iniciar uma nova turma na arquidiocese de Fortaleza, realizar uma frente de trabalho com a Escola Itinerante de Comunicação na diocese de Tianguá e estudar os documentos voltados para comunicação em regiões episcopais da arquidiocese de Fortaleza.

Por: Alex Ferreira, Pascom Regional NE 1 e Escola de Comunicação

Foto: Pascom Itapajé

 

Sobre o autor

Alex

Alex

Setor de Comunicação do Regional NE 1; Coordenador da Comissão para Comunicação Social - CNBB Regional NE 1 e Coordenador da Pascom Paroquia Nossa Senhora das Graças.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !