PASCOM DIOCESANA

III Encontro de Comunicadores de São Luis (MA)

A Comissão para a Pastoral da Comunicação (Pascom), da Arquidiocese de São Luís, realizará no próximo domingo (29), o III Encontro de Comunicadores Arquidiocesano, já conhecido entre os participantes como ECA. Neste ano, a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac, é a anfitriã e vai acolher, durante todo o dia, os comunicadores católicos de outras paróquias, novas comunidades e movimentos pertencentes à Arquidiocese.
O objetivo do III Encontro é fazer com que os comunicadores voluntários debatam e sejam capacitados acerca da temática “Desenvolvimento humano e comunicação: propostas para uma interação midiática eticamente responsável”. Do calendário anual, o Encontro de Comunicadores é sempre o primeiro evento que reúne as Pastorais de Comunicação (Pascom’s) a nível de Arquidiocese.

Algumas pastorais de Comunicação já tinham uma formação consolidada, como na Catedral da Sé e Santuário da Conceição. Contudo, nos últimos anos com as novas tecnologias e acesso mais amplo aos canais de comunicação, principalmente, os digitais, novas Pascom`s foram surgindo e se estruturando de modo bem rápido e significativo.
O coordenador da Comissão para a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de São Luís, Padre Gutemberg Feitosa, faz uma avaliação bastante positiva desse encontro anual e define o quanto ele é bem-vindo para essa integração, fortalecimento dos grupos e compartilhamento de experiências, além de discutir temáticas atuais e importantes, como o uso ético dos meios de comunicação, onde diariamente vivenciam-se situações em que falta respeito e o mínimo de empatia para colocar-se no lugar do próximo.

“Ao longo dos últimos três anos, a Pastoral de Comunicação em nossa Arquidiocese tem produzido muitos frutos para a evangelização através da cultura da comunicação. E ficamos muitos felizes em proporcionar encontros como esse para os comunicadores de nossas comunidades, paróquias e instituições católicas para que juntos possamos refletir, rezar e planejar uma comunicação à serviço da vida, uma comunicação que se comprometa com o Evangelho, uma comunicação que se comprometa com o Reino de Deus”, afirma o coordenador.

Padre Gutemberg Feitosa ainda ressalta a importância de discutir o tema ‘interação midiática eticamente responsável’ na sociedade contemporânea. “É verdade também que a sociedade atual nos impõe muitos desafios, por isso é importante estarmos alertas, vigilantes com o uso correto e ético dos meios de comunicação para que possamos promover justiça, paz, fraternidade através da cultura da comunicação”.

A Arquidiocese de São Luís conta com cerca de 30 equipes de comunicação, entre pastorais, ministérios, secretarias e grupos que trabalham com a evangelização por meio dos canais de comunicação. O evento é aberto a todos os interessados, inclusive aqueles que ainda não participam, efetivamente de uma dessas equipes. As inscrições poderão ser feitas através do e-mail [email protected], enviando apenas o nome completo, telefone, e-mail de contato, o nome da paróquia/comunidade/movimento pertencente. A taxa simbólica (R$ 10,00) deve ser paga no dia do evento.

No período da manhã o evento será aberto com uma Acolhida e Hora Santa pela Comunicação/Adoração seguido por Painel com 03 palestras. No período da tarde haverá uma Exposição com cases de sucesso e Santa Missa, no encerramento.

Histórico – Com o objetivo de animar e articular as diversas iniciativas de comunicação da Arquidiocese de São Luís foi criado o Encontro de Comunicadores Arquidiocesano (ECA), que foi realizado pela primeira vez, no dia 11 de janeiro de 2015, no Centro Social do Santuário Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo. A reflexão sobre o tema “A Comunicação na Arquidiocese de São Luís à luz do Diretório de Comunicação”, foi conduzida por Rosane Borges, doutora em jornalismo pela Universidade de São Paulo e consultora da CNBB sobre comunicação desde 2008. Participaram da primeira edição do ECA, pouco mais de 90 pessoas, membros das 24 equipes de comunicação entre pastorais, ministérios, secretárias e grupos existentes na Arquidiocese naquele período.

O II Encontro de Comunicadores Arquidiocesano foi realizado na Igreja de São Marcos (Ponta D’Areia), no dia 24 de janeiro de 2016. O evento reuniu mais de 100 comunicadores católicos das paróquias, novas comunidades e movimentos da Arquidiocese em torno do debate sobre o tema “Comunicação em tempo de redes sociais”. A temática foi conduzida, ao longo do dia por dois assessores, Mariela Carvalho, mestra em Políticas Públicas pela UFMA, jornalista da Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e professora do curso de Jornalismo da Universidade Ceuma e Ricardo Alvarenga, mestrando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), pesquisador na área de Comunicação Católica e colaborador da Comissão de Comunicação da CNBB.

Esse é um pouco do histórico do ECA, que nasceu com a proposta de ser um momento favorável a formação, animação e articulação das iniciativas de comunicação existentes na Arquidiocese de São Luís.

Programação do III ECA (29/01/2017)

• 8h – Acolhida e credenciamento

• 8h30 – Hora Santa pela Comunicação

• 9h30 – Intervalo

• 9h45 – Painel: “Desenvolvimento humano e comunicação: propostas para uma interação midiática eticamente responsável”. Mediação: profa. Adeilce Azevedo.
o Ed Wilson (UFMA) – As rádios e sua contribuição para a formação de indivíduos e comunidades maduras socio-politicamente.
o Vera Sales (UFMA) – A cultura da paz na mídia como elemento essencial para o desenvolvimento humano.
o Romulo Gomes (PUC-SP) – Ética na Comunicação elemento escasso no contexto midiático contemporâneo.

• 11h15 – Espaço para questionamentos e colaborações

• 12h – Almoço

• 14h – Retorno e animação

• 14h15 – Exposição: O uso de redes sociais com ética à serviço da Evangelização.

• 15h45 – Calendário Arquidiocesano da Pascom

• 16h – Intervalo

• 16h30 – Missa de Envio/Benção da Imagem de Nossa Senhora da Comunicação

• 18h – Encerramento

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !