PASCOM PAROQUIAL

 III Encontro Paroquial da Pascom IÚNA-ES

Carta convite.
Queridos irmãos e irmãs!
No projeto de Deus, a comunicação humana é uma modalidade essencial para viver a comunhão. Imagem e semelhança do Criador, o ser humano é capaz de expressar e compartilhar o verdadeiro, o bom e o belo. É capaz de narrar a sua própria experiência e o mundo, construindo assim a memória e a compreensão dos acontecimentos. Mas, se orgulhosamente seguir o seu egoísmo, o homem pode usar de modo distorcido a própria faculdade de comunicar, como o atestam, já nos primórdios, os episódios bíblicos dos irmãos Caim e Abel e da Torre de Babel (cf. Gn 4, 1-16; 11, 1-9). Sintoma típico de tal distorção é a alteração da verdade, tanto no plano individual como no coletivo. Se, pelo contrário, se mantiver fiel ao projeto de Deus, a comunicação torna-se lugar para exprimir a própria responsabilidade na busca da verdade e na construção do bem. Hoje, no contexto duma comunicação cada vez mais rápida e dentro dum sistema digital, assistimos ao fenómeno das “notícias falsas”, as chamadas fake news: isto convida-nos a refletir, sugerindo-me dedicar esta Mensagem ao tema da verdade, como aliás já mais vezes o fizeram os meus predecessores a começar por Paulo VI (cf. Mensagem de 1972: “Os instrumentos de comunicação social ao serviço da Verdade”). Gostaria, assim, de contribuir para o esforço comum de prevenir a difusão das notícias falsas e para redescobrir o valor da profissão jornalística e a responsabilidade pessoal de cada um na comunicação da verdade.
Papa Francisco

Guiados pelas palavras do sumo pontífice, e buscando aprimorar a cada dia a nossa comunicação, temos a honra de convidá-lo para nosso 3º encontro de formação paroquial, que acontecerá no dia 29 de abril de 2018 a partir das 8:00h no salão da paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens (Iúna).
Estaremos refletindo a carta do papa Francisco para o 52º dia mundial das comunicações sociais: “FAKE NEWS E JORNALISMO DE PAZ”. Trabalharemos também o tema: COMUNICAÇÃO E LITURGIA.
Em um segundo momento teremos oficinas de: ORATÓRIA, FOTOGRAFIA LITÚRGICA E EVANGELIZAÇÃO NA ERA DIGITAL.
Estarão presentes neste processo formativo, Maria da Luz Fernandes (jornalista e assessora de imprensa de Dom Luiz – Arcebispo de Vitória, o filósofo Marcus Túllios (Assessor de comunicação do regional leste 2), e André Fachetti (Fotógrafo profissional).
As fichas estão sendo encaminhadas para ás comunidades, e se encontram também no escritório paroquial.

INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 19/04/2018… NÃO FIQUE DE FORA!!!..

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !