FORMAÇÃO

Livro de Monsenhor Viganò: Papa Francisco e a Comunicação

O responsável pelo novo dicastério do Vaticano, Secretaria da Comunicação, Monsenhor Dario Edoardo Viganò, que deverá vir ao Brasil no próximo mês de setembro para dar conferência em evento de comunicação no Rio de Janeiro (RJ) e também já confirmou participação no próximo Muticon de Joinville (SC), no ano que vem, lançou livro sobre a comunicação no pontificado do Papa Francisco.

A editora pela qual ele publicou o livro na Itália, Carocci Edittore, deu a seguinte informação sobre o livro que ainda não foi traduzido para o português: “Nestes primeiros anos de seu pontificado temos de aprender mais sobre Jorge Mario Bergoglio e ver em ação suas habilidades interpessoais especiais, descobrindo que o dom de saber como fazer para superar a distância é a razão pela qual todos as suas palavras e cada movimento são compreensíveis e acessíveis a todos. Com estes pressupostos da ação comunicativa, o Papa Francisco tornou-se rapidamente um dos papas mais querido, ouvido, mencionado tanto por crentes e não-crentes. A comunicação deste pontífice chega a todos, porque, graças a uma maior consciência e sofisticação no gerenciamento de códigos lingüísticos e culturais, ele consegue chegar perto do impossível ´grau zero´ teorizado pelo semiólogo Roland Barthes”.

O texto publicitário da editora ainda destaca: “muitas vezes vemos que o Papa Bergoglio, com as suas capacidades relacionais, abandona os textos escritos para se comunicar, usando apólogo, metáfora ou anedota como uma âncora com a vida diária. Francisco é um Papa que não segue a televisão e a mídia em geral, mesmo sendo capaz de dominá-los com facilidade extraordinária. Como ele faz? Através de quais construções simbólicas passa sua comunicação? Analisando os diferentes aspectos da ´execução pública´ do pontificado de Francisco – desde a saudação da Loggia de São Pedro, as viagens apostólicas, homilias e encíclicas – Dario Edoardo Viganò mostra no livro `Irmãos e irmãs, boa noite – Papa Francisco e Comunicação´ os caminhos através dos quais a mensagem Bergoglio chega até nós”.

Tags

Sobre o autor

Comissão Nacional

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !