NE 1 PASCOM DIOCESANA

Muticom Diocesano de Crateús acontece neste final de semana

Nos dias 26 e 27 de agosto acontecerá na cidade de Ipueiras, no estado do Ceará, o I Mutirão de Comunicação da Diocese de Crateús. O evento pretende reunir comunicadores e agentes de pastorais da diocese e também convidados de todas as dioceses do Regional Ne 1 da CNBB. Contará com a assessoria de Irmã Élide Fogolari, da Comissão para a Comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife, de Patrícia Silva, jornalista, assessora de comunicação da Diocese de Crato e Secretária da Comissão para a Comunicação Social do Regional Ne 1, de Glaubércio Valentim, radialista e membro da Comissão para a Comunicação Social do Regional Ne 1, de Priscila Araújo, graduanda de jornalismo e membro da Pascom da Diocese de Crato.

Em entrevista o coordenador diocesano, Ismael Alves, falou-nos sobre a importância desse evento:

Qual a importância da realização do I MUTICOM Diocesano de Crateús?

Há em todas as paróquias da nossa Diocese, de certa forma, pessoas que se disponibilizam a serviço da comunicação da Igreja, embora não estejam organizadas como grupo, ou e se autoafirmem como membros da PASCOM. Entretanto, as mesmas demonstram interesse pela comunicação, assim como a necessidade de formação nesta área, sobretudo, pelo desejo de evangelizar utilizando as novas mídias. Então, foi a partir desse cenário e em parceria com o Regional NE1 que surgiu o projeto e a concretude do nosso I MUTICOM. É oportuno destacar que se trata de um evento que visa enfatizar a importância da PASCOM, assim como focar na formação dos participantes a partir de várias oficinas, as quais foram pensadas a partir da realidade das paróquias no que concerne à comunicação, bem como visando fortalecer a espiritualidade do comunicador.

Como foi o processo para se realizar esse MUTICOM?

Os momentos que antecederam a preparação do evento ocorreram a partir de visitas às paróquias onde há grupos organizados como PASCOM. Nessas visitas, por meio da partilha de experiências, foi possível elencar os desafios de cada paróquia em um relatório que, posteriormente, foi apresentado ao Coordenador da Comissão Episcopal para Comunicação Social do Regional. Logo, com base nas informações surgiu a necessidade da realização desse MUTICOM, bem como as temáticas que serão trabalhadas. Tudo isso foi aprovado pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Ailton Menegussi, que prontamente apoiou e incentivou todo o trabalho de articulação, desde as discussões quanto aos temas, palestrantes e demais atividades. Assim, estamos com tudo pronto para realização do I MUTICOM da Diocese de Crateús.

A PASCOM do Regional NE1 é dividida em blocos. Para o MUTICOM estarão participando as outras duas dioceses que fazem parte do bloco 3. Como você observa a participação dessas dioceses, além de outras que manifestaram o desejo de está nesse MUTICOM?

É com alegria que temos, enquanto articulação da Diocese de Crateús, acolhido as inscrições de membros da PASCOM de outras Dioceses, pois o nosso objetivo é a troca de experiência, bem como a discussão e a busca por saídas para as nossas dificuldades, assim como a integração entre as dioceses do bloco e de todo o nosso Regional.

O evento contará com a presença da Arquidiocese de Fortaleza e das dioceses de Sobral e Crato. Antecedendo ao Muticom acontecerá na noite do dia 25, a reunião ordinária do Bloco 3, que corresponde as dioceses de Crato, Iguatu e a anfitriã Cratéus. Terá como assessoria a Irmã Élide Fogolari, religiosa paulina, e membro da Comissão de Comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife.

 Fonte: Alex Ferreira – Pascom Regional Ne 1

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !