NE 1 REGIONAIS

Mutirão de Comunicação favorece troca de experiências entre as Dioceses de Crato e Crateús

Frutuoso e muito rico, inclusive, de troca de experiências. Assim se caracterizou o I Mutirão de comunicação (MUTICOM) da Diocese de Cratéus, realizado no último fim de semana ( 26 e 27 de agosto), precisamente na cidade de Ipueiras. Membros da Pastoral de Comunicação da Diocese de Crato participaram deste importante evento, ministrando oficinas. Mychelle Santos, estudante de Jornalismo e agente da Pascom Diocesana, esteve por lá e conta detalhes de como tudo aconteceu.

O evento reuniu membros da Pascom da região cearense e contou com profissionais da área da comunicação, como a Irmã Elide Fogolari, da Congregação das Irmãs Paulinas.

Com o tema retirado do evangelho de São Lucas (5,5), ‘Por tua palavra, lançarei a rede’ foi feito um convite aos participantes de levar, através das novas redes, o próprio Cristo, primeiro comunicador da boa nova. Ele que nos chama e envia: ‘Ide e anunciai o evangelho'(Marcos 16,15). No mundo das ‘tecnointerações’ com todos os meios digitais, a Pascom tem o desafio de ir ao encontro do outro, como nos ressaltou o Papa Francisco.

(Dom Airton, Irmã Elide e Alex Ferreira. Foto: Reprodução)

(Da Diocese de Crato: Priscila Araujo, Mychelle Santos e Patrícia Silva. Foto: Reprodução)

O coordenador do Regional Nordeste I, Alex Ferreira, ao abrir o evento, trouxe a importância da comunicação, que deve “construir pontes para ir ao encontro do outro”.

O I MUTICOM da Diocese de Cratéus contou ainda com a participação do bispo diocesano, Dom Ailton Menegussi, que também lembrou a comunicação como cultura do encontro, a comunicação e a Igreja e a espiritualidade do comunicador. Profissionais da área ministraram workshops, como a Jornalista e assessora de imprensa da Diocese [de Crato], Patrícia Silva, abordando a produção de texto; o locutor e apresentador, Glaubércio Valentim, explanou sobre rádio e técnica vocal, seguido da especialista em mídias digitais, Priscila Araújo, tratando do ‘Direito de Imagem e uso das Mídias Sociais’.

Dentro do bloco 3, do qual pertencem as dioceses de Crato, Cratéus e Iguatu, esse foi o 2º mutirão realizado. O primeiro aconteceu em maio deste ano, em Crato. O próximo será em Iguatu, nos dias 9 e 10 de setembro, com o tema: ‘Igreja e Comunicação: uma relação mútua’.”

Saiba mais no vídeo:

Por: Assessoria de Imprensa do Crato

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !