NE 2 REGIONAIS

NE – Sucesso no 6º Mutirão de Comunicação do Regional em Recife (PE)

A Arquidiocese de Olinda e Recife realizou, neste final de semana, o 6º Mutirão de Comunicação do Regional NE2 na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), reunindo cerca de 500 participantes entre estudantes de comunicação, agentes de Pascom, professores e pesquisadores da área. Na noite de 14 de outubro, após a procissão de bandeiras dos estados participantes (PE, AL, RN e PB), o público presente à abertura do evento recebeu a imagem de Nossa senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Como foi escolhido para patrono desta edição do Muticom em Recife o arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Helder Camara, o poeta Antônio Marinho presenteou o público com uma poesia sobre o Dom do Amor, relatando a trajetória de vida do arcebispo morto em 1999, aos 90 anos de idade. Entre versos e canções, o poeta emocionou os presentes com um show de cultura nordestina.img_4286-mobile

img_4325-mobileA palestra de abertura foi proferida pela jornalista da Globo Nordeste, Bianka Carvalho, que desenvolveu o tema deste 6º Muticom: A cultura do encontro e as novas formas de comunicação para uma transformação social.

O segundo dia do Muticom começou com celebração eucarística presidida por dom Fernando Saburido, fazendo memória de Santa Teresa D’Ávila. As oficinas de comunicação tiveram início em seguida: produção de áudio, textos jornalísticos, comunicação na catequese, fotografia, espiritualidade do comunicador, mídias sociais digitais, captação de recursos, arte de falar em público e pastoral digital.

No Muticom, o escritor e bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Leomar Brustolin, proferiu palestra exclusiva para padres, diáconos e seminaristas. O bispo discorreu sobre o tema “Liturgia: a arte de comunicar o sagrado”.

img_4318-mobileO jornalista da Globo News Gerson Camarotti e o doutor em Comunicação Moisés Sbardelotto protagonizam a tarde do sábado (15) no Muticom, num dos momentos mais esperados do evento: uma mesa redonda sobre a cultura do encontro na dimensão missionária e social e na dimensão política e social.dommuticomslider

À noite, todos se dirigiram Noite cultural do Muticom no Teatro de Santa Isabel. A programação foi feita para mostrar aos participantes a diversidade cultural de Pernambuco, animando e socializando com a plateia os ritmos da terra: frevo, maracatu e forró. Passaram pelo palco os passistas da Escola de Frevo da Secretaria de Cultura do Recife, o maracatu Maracambuco, e os artistas Dudu do Acordeon e Cristina Amaral. A animação foi tão grande que o ritmo contagiou a plateia, formando uma quadrilha improvisada no corredor do teatro.

img_4389-mobileNa manhã de encerramento do Muticom (domingo 16), o público teve a graça de participar da celebração eucarística presidida por dom Delson Pedreira da Cruz, que é bispo referencial do Regional NE2 para a Comunicação. Após a missa, dom Leomar Brustolim palestrou sobre “a arte de comunicar o sagrado” e foi aplaudido de pé. Ao final da palestra, houve o anúncio mais esperado do final de semana: a capital do forró, Caruaru, organizará e sediará o próximo Muticom, que será realizado em 2018.

Pascom AOR

Sobre o autor

Comissão Nacional

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !