NE 2 REGIONAIS

NE – Sucesso no 6º Mutirão de Comunicação do Regional em Recife (PE)

A Arquidiocese de Olinda e Recife realizou, neste final de semana, o 6º Mutirão de Comunicação do Regional NE2 na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), reunindo cerca de 500 participantes entre estudantes de comunicação, agentes de Pascom, professores e pesquisadores da área. Na noite de 14 de outubro, após a procissão de bandeiras dos estados participantes (PE, AL, RN e PB), o público presente à abertura do evento recebeu a imagem de Nossa senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Como foi escolhido para patrono desta edição do Muticom em Recife o arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Helder Camara, o poeta Antônio Marinho presenteou o público com uma poesia sobre o Dom do Amor, relatando a trajetória de vida do arcebispo morto em 1999, aos 90 anos de idade. Entre versos e canções, o poeta emocionou os presentes com um show de cultura nordestina.img_4286-mobile

img_4325-mobileA palestra de abertura foi proferida pela jornalista da Globo Nordeste, Bianka Carvalho, que desenvolveu o tema deste 6º Muticom: A cultura do encontro e as novas formas de comunicação para uma transformação social.

O segundo dia do Muticom começou com celebração eucarística presidida por dom Fernando Saburido, fazendo memória de Santa Teresa D’Ávila. As oficinas de comunicação tiveram início em seguida: produção de áudio, textos jornalísticos, comunicação na catequese, fotografia, espiritualidade do comunicador, mídias sociais digitais, captação de recursos, arte de falar em público e pastoral digital.

No Muticom, o escritor e bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Leomar Brustolin, proferiu palestra exclusiva para padres, diáconos e seminaristas. O bispo discorreu sobre o tema “Liturgia: a arte de comunicar o sagrado”.

img_4318-mobileO jornalista da Globo News Gerson Camarotti e o doutor em Comunicação Moisés Sbardelotto protagonizam a tarde do sábado (15) no Muticom, num dos momentos mais esperados do evento: uma mesa redonda sobre a cultura do encontro na dimensão missionária e social e na dimensão política e social.dommuticomslider

À noite, todos se dirigiram Noite cultural do Muticom no Teatro de Santa Isabel. A programação foi feita para mostrar aos participantes a diversidade cultural de Pernambuco, animando e socializando com a plateia os ritmos da terra: frevo, maracatu e forró. Passaram pelo palco os passistas da Escola de Frevo da Secretaria de Cultura do Recife, o maracatu Maracambuco, e os artistas Dudu do Acordeon e Cristina Amaral. A animação foi tão grande que o ritmo contagiou a plateia, formando uma quadrilha improvisada no corredor do teatro.

img_4389-mobileNa manhã de encerramento do Muticom (domingo 16), o público teve a graça de participar da celebração eucarística presidida por dom Delson Pedreira da Cruz, que é bispo referencial do Regional NE2 para a Comunicação. Após a missa, dom Leomar Brustolim palestrou sobre “a arte de comunicar o sagrado” e foi aplaudido de pé. Ao final da palestra, houve o anúncio mais esperado do final de semana: a capital do forró, Caruaru, organizará e sediará o próximo Muticom, que será realizado em 2018.

Pascom AOR

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !