PASCOM DIOCESANA

Organizando a Pascom Diocesana de Limoeiro do Norte-CE

Hoje, dia 07 de abril de 2018, damos graças a Deus pela realização da primeira reunião para a organização da nossa PASCOM DIOCESANA de Limoeiro do Norte. Contou com a participação de vinte e três pessoas, entre elas, o nosso Bispo Diocesano, Dom André Vital, o Pe. Marcos Flávio, Coordenador Diocesano da referida pastoral, os seminaristas Ashlei Lucas e Cleirton Damasceno e representantes de oito paróquias de nossa Diocese, da Renovação Carismática Católica e da Comunidade Católica Shalom. Após a oração inicial, com a reflexão do Evangelho do dia, feita por Dom André Vital, o Coordenador Diocesano, Pe. Marcos Flávio, sintetizou o capítulo 10 do Diretório de Comunicação da Igreja do Brasil (documento 99 da CNBB), enfatizando os eixos da Pascom, a saber: a formação; articulação; produção e espiritualidade. Logo após, em grupos, os participantes avaliaram o que já foi feito no âmbito da comunicação em nossa Diocese, como o site, a página no Facebook, no Instagram, os programas de rádio, etc. Com elogios e sugestões concretas pontuaram o que necessitamos providenciar e/ou melhorar nesta área.

O encontro foi marcado por um real interesse de todos em contribuir de alguma forma com a nossa pastoral. Todos se colocaram imediatamente como membros de nossa “Comissão Diocesana” e ainda elegeram cinco membros para compor com o Bispo e o Coordenador Diocesano a “Coordenação Executiva” da PASCOM: Apoena Reis (Shalom), Ivan Filho (Aracati), José Wilson (Shalom), Paulo Higo (RCC- Tabuleiro) Vera Silva (Itaiçaba). Dom André Vital disse que “tudo o que começa grande, tende a diminuir e que, mesmo não tendo todas as paróquias da Diocese representadas nesta reunião, se alegra pela disponibilidade de cada um e que, começando pequenos, tendemos a fazer grandes coisas.” Lembrou o Evangelho que narra a pesca milagrosa (Lc 5, 1-6): “eles eram pessoas bem formadas para aquele trabalho (eram pescadores), tinham os meios necessários para realizar o trabalho (a barca, as redes…), dominavam a técnica (sabiam que pescar à noite era mais promissor), mas ainda assim nada pescaram em toda a noite. Mas, ao lançarem as redes em atenção à palavra de Jesus, foram abençoados com uma pesca abundante.       Assim, a Espiritualidade não pode ser dispensada mesmo com os melhores meios, técnicas e profissionais.” Disse ainda que “a Igreja em saída, desejo do Papa Francisco, deve ser uma saída que leve ao mundo um tesouro, àquele que Jesus confiou à sua Igreja. Jesus não disse: “Ide pelo mundo buscar coisas, novidades’, disse: ‘Ide pelo mundo e pregai o Evangelho’ e é este tesouro que precisamos anunciar, pois quando não temos certeza da nossa identidade e ficamos apenas saindo para buscar coisas lá fora, muito entulho vem junto.”

Dom André agradeceu a cada um, colocou-se à disposição para outros compromissos da PASCOM e fez votos de que nos mantenhamos perseverantes neste serviço tão importante que iniciamos. Com uma bênção, enviou os participantes para a nova missão.

Por: Diocese de Limoeiro.

 

Sobre o autor

Alex

Alex

Setor de Comunicação do Regional NE 1; Coordenador da Comissão para Comunicação Social - CNBB Regional NE 1 e Coordenador da Pascom Paroquia Nossa Senhora das Graças.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !