PASCOM PAROQUIAL

Pascom de Mauriti-CE

Há poucas semanas para o início da festa da padroeira, a PASCOM – Pastoral da Comunicação da Paróquia Imaculada Conceição, de Mauriti-CE, reuniu-se na noite do último dia 11/11, para o planejamento das atividades referentes a cobertura da festa este ano de 2017. As festividades terão início próximo dia 28/11 e vão até 08/12, solenidade da Imaculada Conceição, na qual será feita a abertura do ano jubilar de 75 anos de paróquia.

 

Saiba mais sobre Mauriti:

Mauriti é um município brasileiro do estado do Ceará. Está situado na mesorregião do Sul Cearense na microrregião de Barro. Palavra originária do tupi, que denominava uma palmeira humburity, que significa árvore que dá sumo, classificada como Maurititia Vinífera; BURITI – Relativo à tribo dos Buritis pertencentes aos Tapuias. Conta-se que no século XVII chegaram na região os índios das tribos Tapuias, Tupiniquins e mais tarde os Guaneces. Em seguida chegaram os portugueses e se instalaram às margens da lagoa do Quichese (nome de origem Tapuia). A referida lagoa, segundo pesquisas, marca o início da história de Mauriti, somado aos traços e símbolos na pedra da letra, traduzidos por Dr. Paulo Menescal e José Silcon do Coité.

A 23 de outubro de 1706 a lagoa foi concedida em sesmaria (lote de terra cedida para cultivo), pelo capitão-mor Gabriel da Silva Lago, a Rodrigo Lago, Cel. João de Barros Braga, Capitão Antonio Pereira da Cunha e outros. Mais tarde, a lagoa foi chamada de MURITI, depois BURITI (termo indígena que denominava uma palmeira humburity, classificada como Maurititia Vinífera; BURITI – Relativo à tribo dos Buritis pertencentes aos Tapuias). Em 20 de dezembro de 1938 a Vila passa a ser município de Mauriti pelo Decreto 448, ratificados os limites dos Distritos. Era prefeito nomeado Manuel Santana, que diante da conquista, concorre ao pleito, disputando com Emídio de Sousa Leite para o cargo de primeiro prefeito eleito, elegendo-se Manuel Santana continua sua gestão até 1942.

Comemora-se o dia 27 de agosto como dia de emancipação política em comemoração a 1ª data em que o município se instalou.

Siga a paróquia Imaculada Conceição nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/paroqimaculada/

Instagram: @paroquia.imaculada

Sobre o autor

Alex

Alex

Setor de Comunicação do Regional NE 1; Coordenador da Comissão para Comunicação Social - CNBB Regional NE 1 e Coordenador da Pascom Paroquia Nossa Senhora das Graças.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !