PASCOM PAROQUIAL

Pascom de Varjota-CE celebra Dia Mundial das Comunicações Sociais

Motivados pela mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, os agentes da Pastoral da Comunicação da Paróquia Senhora Sant’Ana participaram de uma palestra sobre Fake News. O evento aconteceu no último domingo, 13, no Centro de Pastoral Dom Antonio Fernando Saburido, em Varjota.

As notícias falsas nas mídias foram o centro das discussões durante a palestra. Uma abordagem que esteve em consonância com a mensagem central para 52º DMCS, que neste ano trouxe como tema: «”A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). Fake news e jornalismo de paz». Assim, norteados pela mensagem do Sumo Pontífice, o Papa Francisco, os palestrantes Samille Sá e João Paulo Oliveira proporcionaram uma reflexão sobre os cuidados a serem tomados diante das notícias e/ou informações que circulam nas mídias, sobretudo nas redes sociais.

Os jornalistas ainda falaram de como as notícias falsas podem ser perigosas. Reforçando através de exemplos, como as notícias distorcidas e infundadas podem alterar negativamente situações cotidianas, deixando vítimas, inclusive em alguns casos, em situações irreversíveis com determinadas exposições.

É a primeira vez que uma discussão nesse formato acontece em Varjota. Nesse sentido, a palestra foi aberta ao público e, além da Pascom, outros representantes da comunidade estiveram presentes participando e interagindo com os jornalistas.

De acordo com Joana Rocha, agente da PasCom, o tema Fake News foi de “suma importância”, e acrescenta: “usando as palavras dos nossos palestrantes dirigentes, como eles mesmo falaram, tão bom seria se mais pessoas pudessem estar presentes e ter tirado proveito o tanto que a gente tirou… saber da importância que é, ‘esse assunto’ tanto para eles quanto para nós que estamos interligados com a comunicação”. A participante ainda afirma: “tenho certeza que cada um aproveitou ao máximo, pois além de tirar muitas dúvidas, o repasse foi muito bem esclarecido, e sem falar que as dicas foram muito enriquecedoras, desde as mínimas quanto às maiores. Parabéns aos excelentes profissionais; Samille e João Paulo. Aguardaremos pelos próximos”, conclui.

Além da palestra os agentes da Pascom iniciaram as atividades do dia participando da missa solene na festa da Ascensão do Senhor, celebração que a eles também foi dedicada.

Por: João Paulo – assessor de comunicação e coordenador da pascom da Paróquia Senhora de Sant’Ana

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !