PASCOM DIOCESANA

Pascom Diocesana realiza formação sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais

A Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano (MG), realizou uma formação sobre o 53° Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMC), no último sábado, 1 de junho, na Comunidade São Geraldo Majela em Itabira. O evento contou com dois momentos distintos de formação, o primeiro, com o Assessor Diocesano de Comunicação, Padre Ueliton Neves e o segundo com Alan Barros, da Agência Parábola e responsável pelo DECOM (Departamento de Comunicação da Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano). Ambas colocações foram conduzidas para comunicadores da Pascom (Pastoral da Comunicação) das três regiões pastorais.

Padre Ueliton Neves falou sobre o tema do DMC: “Somos membros uns dos outros” (Ef 4,25), das comunidades das Redes Sociais à Comunidade Humana, e em sua partilha trouxe aos demais uma coerente interpretação do texto publicado pelo Papa Francisco no dia 24 de janeiro deste ano, dia de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas.

Segundo Padre Ueliton, o texto do Papa convida os comunicadores a uma reflexão sobre as relações entre as pessoas nos ambientes virtuais e conclama a todos a utilizar as ferramentas de comunicação social com o objetivo do encontro das pessoas e a solidariedade entre elas. Ele afirmou que a mensagem do Papa Francisco chama atenção para que os meios de comunicação social (MCS) sejam utilizados de forma a buscar a verdade, baseadas nas fontes de informação. A rede é um recurso que deve ser usado para estreitar os laços e as relações entre as pessoas. O uso desses recursos com o objetivo de manipular e enganar os outros, visando vantagens próprias é uma atitude antiética e inaceitável do ponto de vista cristão.

Em seguida, Alan Barros, realizou uma formação sobre Redes Sociais, onde relatou as técnicas de divulgação das atividades pastorais e outras comunicações, esclarecendo que as publicações devem levar em conta o perfil, comportamento e preferências do público. É imprescindível conhecer o canal de comunicação para assim gerar interação com o público, organizando a comunicação para que essa ocorra de maneira precisa. Para ele, conhecer as tendências, apresentar conteúdos de fácil entendimento e em tempo real, criar chamadas que despertem o interesse e ganhar audiência são fundamentais e devem estar fundamentados em um Plano de Comunicação.

Outro aspecto enfatizado  foi que a interação das pessoas através das comunidades deve se pautar em atitudes éticas refletindo as consequências para a vida das pessoas. Buscar resultados de uma comunicação coesa e solidária, evitando desinformações e tendo Jesus Cristo como centro da ação é a forma de promover o encontro com o outro. “As redes não são um lugar absoluto de encontro, mas um lugar complementar”, concluiu Alan Barros.

PASCOM – Diocese de Itabira Coronel Fabriciano.
Texto: Meire Lúcia Assis – Revisão: José Aparecido – Fotos: Samara Barbosa

Sobre o autor

Alex

Alex

Setor de Comunicação do Regional NE 1; Coordenador da Comissão para Comunicação Social - CNBB Regional NE 1 e Coordenador da Pascom Paroquia Nossa Senhora das Graças.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !