REGIONAIS Sem categoria

Pascom Sul 4 se reúne em Joinville

Nos dia 30 e 31 de março  a equipe regional da CNBB Sul 4 esteve reunida na Diocese de Joinville dentro do cronograma de reuniões trimestrais.. A diocese de Caçador conduziu a oração inicial, refletindo a partir de Genesis, 6, fazendo um paralelo entre a arca de Noé e os projetos da Pascom, e as limitações de Noé e as nossas limitações, mas com a certeza de que todos os projetos que vem de Deus dão certo. Pe Dúlcio, assessor eclesiástico da Diocese de Joinville,  invocou as bênçãos sobre a equipe e a reunião.

Em seguida a Diocese de Tubarão proporcionou um breve momento de reflexão sobre a mensagem do Papa Francisco para o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Houve Junto com a apresentação de alguns trechos da carta a participação de alguns dos presentes, tanto da equipe regional quanto da equipe diocesana de Joinville, enriquecendo a partilha e ajudando a entender o teor da mensagem. A seguir, permanecendo apenas a equipe regional presente, deu-se continuidade ao estudo da Mensagem, com a elaboração de material áudio e visual e preces para as celebrações que serão distribuídas para todas as paróquias do regional. O texto da mensagem foi desmembrado em 21 pequenos textos que servirão de base para os spots de rádio, vídeos e cards.

Após o almoço foi feita a Troca de Saberes, com uma partilha dos trabalhos da PASCOM nas dioceses.

O coordenador da Diocese de Criciúma, disse que a  Escola Diocesana de Comunicação inicia nova turma em julho; estão em andamento e em preparação alguns workshops para atender leigos que não participam da escola; Para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, a pascom diocesana está preparando uma missa no santuário do Sagrado Coração de Jesus e um almoço com a imprensa local. Esta diocese tem 34 paróquias e em 19 tem agentes de pastoral da comunicação.

A Diocese de Caçador partilhou que iniciou a Escola de Comunicação com 18 participantes. Segundo os representantes da Diocese a Escola teve boa aceitação. A coordenação diocesana está tentando articular um muticom diocesano. Hoje das 25 paróquias da diocese, 9 estão com pascom articulada.

Dando continuidade a Diocese de Joinville disse que foi realizado um retiro de espiritualidade para os agentes de pascom, no início do ano; a escola de comunicação já iniciou e conta no momento com 52 participantes. A Pascom encontra-se em fase de reestruturação nas paróquias. Será realizado o 5º muticom diocesano em 25 de maio, com a presença de Moises Sbardelotto. Das 63 paróquias da diocese, todas possuem trabalhos de comunicação, embora e pascom esteja articulada em 50, aproximadamente. A equipe diocesana está providenciando uniformes para os agentes da pascom atuarem nas missas.

Na Diocese de Diocese de Tubarão está previsto para 28 de abril o IV SEDICOM – Seminário Diocesano de Comunicação, que tratará do tema Comunicação e Experiência Missionária, com a presença do padre Vilson Groh, de Florianópolis. Para o DMCS a equipe diocesana tem motivado as paróquias a realizarem eventos com a imprensa local. Algumas paróquias farão um café com comunicadores, que será um momento de integração e apresentação da mensagem do Papa. A Escola de Comunicação iniciou uma nova turma em 12 de março e conta no momento com 36 alunos. No final de 2018 foram reforçadas as coordenações comarcais, contando inclusive com ex alunos da EDC. Também a coordenação diocesana recebeu um reforço. Em Tubarão, das 28 paróquias 12 contam com equipes da pascom articuladas. Em seguida a coordenadora da equipe regional informou sobre as realidades das dioceses que ainda não participam da equipe regional da Pascom.

Outro item importante da pauta foi a nova dinâmica da Pascom Nacional, e a coordenação discorreu sobre a inspiração para o novo, e o caminho percorrido até a pascom chegar a ser uma pastoral de nível nacional. Nesse mesmo trilho, a diocese de Criciúma, apresentou a nova identificação visual da pascom nacional, que deverá ser utilizada por todas as instâncias. Foi distribuído material impresso e um CD com o símbolo e a logomarca já adaptados para todas as dioceses e suas paróquias.

Após a apresentação da nova identidade visual da PASCOM Brasil o tema abordado foi as escolas de comunicação nas dioceses e falou sobre as intenções do nacional em promover o encontro nacional de coordenadores dessas escolas. Foi solicitado que a disciplina sobre Pascom e sua implantação não falte nas grades curriculares das escolas. Em seguida tratou-se do planejamento regional, com a revisão das datas previstas para as reuniões. Entre outros assuntos como o planejamento para alcançar todas as Dioceses do regional sul 4 com equipes diocesanas da PASCOM  a reunião seguiu com a terceira formação que foi sobre Comunicação Integrada – O processo de formação integrada entre Pastoral da Comunicação e Assessorias de Comunicação diocesanas, uma relação que às vezes compromete o trabalho nas paróquias e dioceses, mas que pode ser superado com diálogo e formação em conjunto.

A reunião foi finalizada com a continuidade da produção de material para o dia mundial das comunicações sociais, o grupo foi dividido em duas equipes, uma para elaborar as frases para os cards e outra para elaborar preces (Oração dos Fiéis) para as missas e celebrações do DMCS. Foram dois dias marcados pela partilha, alegria do encontro, formações. Na volta para casa a certeza que temos muito a realizar mas que não estamos sozinhos somos membros do grande corpo, a Igreja.

Por: Olga Oliveira – Coordenadora Pascom Regional Sul 4

Sobre o autor

Alex

Alex

Setor de Comunicação do Regional NE 1; Coordenador da Comissão para Comunicação Social - CNBB Regional NE 1 e Coordenador da Pascom Paroquia Nossa Senhora das Graças.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !