PASCOM DIOCESANA

Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Uberaba promove evento sobre fake news e jornalismo de paz

 A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Uberaba (Pascom), em parceria com a Universidade de Uberaba (Uniube), promove no dia 22 de maio, terça-feira, às 19h30, um Painel em Comunicação para discutir “Fake news e Jornalismo de Paz”. A iniciativa tem por objetivo contribuir com a reflexão do tema escolhido pelo Papa Francisco para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais: “‘A verdade vos tornará livres’ (Jo, 8, 32). Fake News e Jornalismo de Paz”. Além de expor a reflexão e debater aspectos sociais e acadêmicos sobre o assunto.

O evento será realizado no Anfiteatro D56, bloco D, do Campus Aeroporto da Uniube, em Uberaba – Avenida Nenê Sabino, 1801, bairro Universitário. Entre os membros da mesa e convidados estarão jornalistas, professores e profissionais da área da Comunicação. O debate é aberto aos profissionais de comunicação da região, estudantes de jornalismo, membros da Pastoral da Comunicação e à comunidade em geral. Entrada Franca.

 Membros da mesa:

Celi Camargo, jornalista e coordenadora dos cursos de Jornalismo, Audiovisual e Publicidade e Propaganda da Universidade de Uberaba (Uniube); César Antônio, jornalista, sócio da agência Trinum Comunicação e superintendente da Rádio e TV Universitária de Uberaba; Márcio Gennari, jornalista, editor chefe do Jornal da Manhã e diretor de comunicação da Câmara Municipal de Uberaba e Alex Gonçalves Rodrigues, jornalista e profissional de mídia da agência FuturaP Comunicação.

 Breve histórico sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais

O Dia Mundial das Comunicações Sociais tem como objetivo chamar a atenção para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social existentes nos dias atuais. O Papa Paulo VI foi o primeiro a comemorar o Dia Mundial das Comunicações, que aconteceu no dia 7 de maio de 1967. A data foi instituída com o decreto Inter Mirifica. Desde então, vem sendo celebrada em muitos países no domingo que antecede a Festa de Pentecostes.

A mensagem do Papa para a ocasião é publicada, tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. Neste ano, a mensagem do Papa Francisco por ocasião do 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais tem como tema: “‘A verdade vos tornará livres’ (Jo 8, 32). Fake news e jornalismo de paz”.

Outras informações: Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Uberaba: (34) 3312-9155 Ramal 31

Jordana Moreira – Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba

 

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !