Leste 1 PASCOM REGIONAL

Pastoral da Comunicação Regional realiza retiro quaresmal

Um dos quatro eixos da Pastoral da Comunicação é a Espiritualidade. Tão necessário para garantir ao comunicador a proximidade com aquilo que anuncia e a verdade no seu agir pastoral.

 

 

por Adielson Agrelos

 

Coordenadores da Pastoral da Comunicação de seis das dez dioceses compõem o Regional Leste 1 estiveram reunidos em retiro espiritual durante os dias 17 e 18 de fevereiro no Centro de Acolhida Missionária da Assunção em Santa Teresa no Rio de Janeiro.

 

A verdade vos tornará livres

 

O momento de espiritualidade foi conduzido pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci e teve como tema “A verdade vos tornará livres” extraído do evangelho de São João e que é o lema da Mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais e contou com a presença de coordenadores e profissionais de comunicação das dioceses de Barra do Piraí – Volta Redonda, Duque de Caxias, Itaguaí, Niterói, Petrópolis e São Sebastião do Rio de Janeiro.

 

Espiritualidade do comunicador

 

A Pastoral da Comunicação se orienta pelo Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e o no Regional Leste 1 foi elaborado um Projeto de Comunicação que serve como orientação para o desenvolvimento do trabalho da pastoral no Estado. Ambos se organizam por meio de quatro eixos: articulação, formação, produção e espiritualidade. Dessa forma é previsto que todos os anos a Pascom Regional ofereça aos coordenadores e profissionais das dioceses um momento mais forte oração, para que cada vez mais eles estejam próximos da mensagem que anunciam e a façam com verdade e autenticidade.

 

Temperança para Combater às Fakenews

 

O Retiro teve início com a Abertura Estadual da Campanha da Fraternidade celebrada na manhã do dia 17 de fevereiro na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro. Na parte da tarde Dom Ricci conduziu o momento de oração na Casa de Acolhida das Irmãs da Assunção, onde levou os agentes a refletirem sobre a virtude cardeal da Temperança e a volta ao Primeiro Amor. O dia foi encerrado a Oração da Liturgia das Horas e a Adoração ao Santíssimo Sacramento. No domingo após a Oração das Laudes, Dom Luiz fez uma explanação ponto a ponto sobre a Mensagem do Papa Francisco e o retiro foi concluído com a celebração da Santa Missa com o Cardeal Orani João Tempesta que o Bispo Referencial para a Comunicação no Regional Leste 1 – CNBB. Em sua homilia, Dom Orani incentivou os presentes a serem promotores da verdade no combate as mensagens falsas, sobretudo nos tempos de redes sociais, para que dessa forma tenhamos uma sociedade mais fraterna e humana.

 

Fotos e texto: Adielson Agrelos

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !