COMISSÃO NACIONAL

Redes de educomunicação se reúnem em São Paulo

Oito iniciativas de grupos de especialistas e instituições relacionadas à educação para a mídia se reunirão em São Paulo, por ocasião da II Conferência Internacional sobre Comunicação e Educação, promovida pelo Centro de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Comunicação, Artes da Universidade de São Paulo ECA / USP, entre os dias 12 e 14 de novembro. O Congresso acontece vinte anos depois da primeira edição, considerada um dos mais importantes eventos da história da educomunicação. Desde então, estudos sobre a mídia ganharam força como parte do currículo escolar e de projetos culturais que ampliam a voz de crianças e adolescentes e defendem seu direito de expressão e cidadania.

O evento é presidida pelo Professor Ismar de Oliveira Soares e terá 4 Mesas Redondas, 13 Painéis e 39 Grupos Temáticos. Reunirá 250 expositores de 15 países, com a participação de mais de 950 comunicadores, educomunicadores, pesquisadores e estudantes interessados ​​no campo da educomunicação.

Essas iniciativas são lideradas e apoiadas por agentes de mídia-educação e educomunicação , dois movimentos que estão expandindo o diálogo e a colaboração entre si.

Presença de SIGNIS ALC e RedEDUCOM

Entre as organizações presentes neste evento estão a participação de SIGNIS ALC e RedEducom representada pelo educomunicador Carlos Ferraro, presidente da Associação Católica Latino-americana de Comunicação, bem como a participação da Rede Salesiana de Escolas, que adota a Educomunicação como paradigma de suas ações com jovens, em mais de 1.500 obras em 70 países do mundo, apresentado pela Irmã Márcia Koffermann .

Irmã Kpffermann falará sobre a educomunicação como inovação, na Mesa Redonda de 13 de novembro, enquanto Carlos Ferraro abordará a questão da formação de profissionais de educação na América Latina, na Mesa Redonda de 14 de novembro. Ambos estarão juntos no Painel de redes de educomunicação no mundo.

Redes de educomunicação

O II Congresso Internacional de Comunicação e Educação discutirá experiências em educação midiática e educomunicação, tanto globalmente quanto na América Latina e na América Latina. A primeira categoria representa três redes com finalidades específicas: GAPMIL – Aliança Global para Parcerias em Mídia e Alfabetização Informacional , para a América Latina e o Caribe; MilObs – Observatório de Mídia, Informação e Alfabetização , com sede em Braga, Portugal e Rede Mundial de Educomunicação , do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, com sede em Roma, Itália.

Na esfera ibero-americana, a ALFAMED estará presente – Rede de Pesquisa Euro-Americana Interuniversitária sobre Competências de Mídia para a Cidadania , sediada em Huelva, Espanha. Na América Latina , a RedEducom Latin America foi convidada, com sede em Bogotá, Colômbia, bem como a recente proposta de Rede de Mobilização Latino-Americana para Educomunicação , com sede em São Paulo.

A Argentina está presente com a Rede de Cadeiras, Pesquisa e Intervenção em Comunicação e Educação , sediada em Entre Rios. Por sua parte, o Brasil traz ABPEducom , que reúne pesquisadores e profissionais da Eduomunicación em todo o território nacional.

Personalidades

Para discutir a natureza das redes, seus objetivos e suas contribuições, participarão do evento o diretor José Ignácio Aguaded Goméz , de Huelva, Espanha, diretor da Revista Comunicar; Manuel Joaquim Silva Pinto , de Braga, Portugal, coordenador do CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho; Márcia Koffermann , representando a Rede Mundial Salesiana de Escolas; Carlos Alberto Ferraro , presidente da SIGNS-ALC; Gabriela Amalia Bergomás , da Universidade de Entre Rios, Argentina, além dos brasileiros Alexandre Sayad, Soraya Maria Ferreira Vieira e Ismar de Oliveira Soares.

Informação:
Sobre o evento: http://www.abpeducom.org.br/congresso/apresentacao/
Programação : http://www.abpeducom.org.br/congresso/programacao/
Notícias : https://jornal.usp.br/universidade/em-sao-paulo-especialistas-discutem-a-relacao-midia-educacao/

Com informações da SIGNIS ALC

Tags

Sobre o autor

Alex

Alex

Setor de Comunicação do Regional NE 1; Coordenador da Comissão para Comunicação Social - CNBB Regional NE 1 e Coordenador da Pascom Paroquia Nossa Senhora das Graças.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !