REGIONAIS SUL 3

Representantes da Pascom das dioceses do Rio Grande do Sul estiveram reunidos em Porto Alegre

A Pastoral da Comunicação (Pascom) da CNBB Sul 3 é composta pelos coordenadores da Pascom e representantes das arquidioceses e dioceses do RS, sob a animação do bispo referencial dom Carlos Romulo, bispo da Diocese de Montenegro.

O grupo da Pascom Regional esteve reunido na última sexta-feira, 16 de novembro, na Cúria Metropolitana de Porto Alegre, representando oito arqui/dioceses das 18 existentes no Estado. A reunião foi coordenada pelo bispo referencial, dom Carlos, e pela coordenadora regional da Pascom, Dorce Gomes, a qual objetivou avaliar a trajetória da Pascom no ano de 2018, especialmente, a realização do 3º Encontro Regional de Comunicação, sediado pela Arquidiocese de Pelotas, em 20 de outubro de 2018, e a realização do Dia Mundial das Comunicações Sociais proposto pelo Vaticano, planejado pela Pascom Regional e realizado nas arqui/dioceses.

Na oportunidade a coordenadora regional, Dorce, partilhou as impressões e contribuições da sua participação na reunião dos coordenadores regionais, a qual desafia os agentes da Pascom para comunicar a humanidade da ação evangelizadora por meio de histórias de tantos leigos/leigas que atuam nas mais diversas pastorais e movimentos e, não tanto, dar enfase apenas às reuniões e rotinas pastorais-administrativas de nossas Igrejas Particulares.

Ainda, reforçou-se a necessidade e empenho das arqui/dioceses na aplicação da pesquisa solicitada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, junto aos seus 18 regionais no Brasil, para o levantamento junto aos veículos/mídias/programas de inspiração católica. A Comissão quer, a partir da pesquisa, analisar e aperfeiçoar o documento de estudo publicado pela CNBB: “Orientações pastorais para as Mídias Católicas”, além do mapeamento do panorama da Comunicação Midiática nos regionais da CNBB.

Por fim, os participantes partilharam o andamento da implantação da Pascom em suas arqui/dioceses, especialmente após a orientação da Pascom Nacional por meio do Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação lançado no Encontro Nacional da Pascom, em julho de 2018. As arqui/dioceses presentes na reunião estão comprometidas para até o final de 2020 impulsionar a implantação da Pascom no maior número possível de paróquias do RS.

Estiveram presentes na reunião, além do bispo referencial, dom Carlos Romulo e da coordenadora regional, Dorce Gomes, os seguintes coordenadores e referenciais:

Greice Pozzatto – Diocese de Cruz Alta
Nelson Silveira Pereira e Juliano Rigatti – Arquidiocese de Porto Alegre
Sammara Garbelotto – Arquidiocese de Passo Fundo
Pe. Diego Knecht e Rafael Holdefer – Diocese de Montenegro
Frei Renan Espíndola – Arquidiocese de Pelotas
Melissa Maciel – Diocese de Osorio
Pe. Evandro Carvalho – Diocese de Uruguaiana
Pe. Roque Hammes – Diocese de Santa Cruz

 Planejamento para 2019

O calendário de atividades e compromissos para 2019 também foi definido na reunião da Pascom Regional, conforme abaixo:

ABRIL, 12: Reunião da Pascom Regional com todos os representantes das arqui/dioceses, na Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Porto Alegre;

MAIO, 26: Dia Mundial das Comunicações Sociais;

JUNHO, 6 e 7: Participação da coordenação da Pascom Regional e dos representantes das Províncias Eclesiásticas na Assembleia Regional da Ação Evangelizadora – CECREI/São Leopoldo;

JULHO, 18 a 21: 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) – Goiania/GO;

NOVEMBRO, 23: 4º Encontro Regional de Comunicação – Cruz Alta/RS;

DEZEMBRO, 2: Reunião de avaliação, planejamento para 2020 e confraternização entre os representantes das arqui/dioceses do Regional, na Diocese de Osório.

Por Melissa Maciel, assessora de Comunicação da Diocese de Osório – ASCOM
Fotos: Nelson Silveira Pereira – Arquidiocese de Porto Alegre

Sobre o autor

Alex

Alex

Setor de Comunicação do Regional NE 1; Coordenador da Comissão para Comunicação Social - CNBB Regional NE 1 e Coordenador da Pascom Paroquia Nossa Senhora das Graças.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !