PASCOM PAROQUIAL

Retiro espiritual é realizado pela Pastoral da Comunicação de Varjota-CE

A Pastoral da Comunicação da Paróquia Senhora Sant’Ana, na cidade de Varjota, Diocese de Sobral, no Ceará, realizou no dia 1º de outubro uma manhã de espiritualidade com seus agentes. O grupo se reuniu na comunidade de Contendas, distrito que fica há 3km da sede paroquial, local que, segundo a coordenação, seria mais apropriado para o retiro, por estar situado fora do perímetro urbano.

Para conduzir o retiro, a pastoral contou com a participação e apoio da Comunidade Católica Renascer em Cristo, de Taperuaba-Sobral. Durante toda a manhã os agentes participaram de momentos de pregação, com os missionários Ir. Alexandre e Leandro, e também momentos de louvor, ao som do ministério de música.

Ao final da pregação e reflexão os agentes foram direcionados a um momento de adoração. O Santíssimo Sacramento foi exposto e o grupo teve a oportunidade de estar em oração num contato mais próximo com Jesus em meio a natureza.

De acordo com Elaine Cristina, agente da Pascom, o retiro teve grande importância para a caminhada pastoral. A integrante do grupo ainda acrescenta: “Não só pra mim mas acredito que para todos os membros da pastoral, pois lá pudemos vivenciar fortemente a presença de Deus em nosso meio e nos enchermos do amor dele, que nos dar força e não nos deixa desanimar em nossa missão”, afirma Elaine.

Para Joilton Mesquita, que também compõe a equipe pastoral, o retiro proporcionou um momento de paz interior, e ainda afirma: “sem dúvidas o melhor momento foi aquele em que você se deixa levar diante do Santíssimo Sacramento. Lhe dar uma sensação de paz espiritual, onde parece que, durante aquele instante, você não se lembra dos problemas da sua vida, das dificuldades que enfrentamos no dia a dia, ou seja, todos aqueles sentimentos ruins parecem não existir mais em você”, conclui o jovem.

Opinião

É a primeira vez que fazemos um encontro desse porte. Diria que a primeira de muitas, pois, esse tipo de momento é salutar para a caminha pastoral, nos alimenta, nos fortalece. Assim como precisamos sempre estar nos atualizando, nos reciclando tecnicamente, também precisamos fazer isso com o nosso espírito. Nossa vida espiritual precisa estar também constantemente renovada, fortalecida. Só assim teremos forças para levarmos adiante nossa missão pastoral. Foi muito lindo perceber a ação do Espírito Santo sobre aqueles jovens, sobre os agentes da Pascom. É uma experiência que, de fato, marca e, a gente não quer ficar com aquilo guardado, a gente quer compartilhar, quer que outras pessoas também experimentem e se alimentem dessa graça, sobretudo, o agente de pastoral que, por muitas vezes se encontra desanimado, desmotivado.

Acompanhe as redes sociais da Paróquia de Sant’Ana:

http://www.paroquiadevarjota.com.br/nv2/ 

https://www.facebook.com/paroquia.varjota/

João Paulo de Oliveira – Coord. da Pascom da Paróquia Senhora Sant’Ana – Varjota – CE

Fotos: Francisco Borges

 

Sobre o autor

Alex

Alex

Setor de Comunicação do Regional NE 1; Coordenador da Comissão para Comunicação Social - CNBB Regional NE 1 e Coordenador da Pascom Paroquia Nossa Senhora das Graças.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !