DESTAQUES

Secretaria de Comunicação da Santa Sé

Novo portal multimídia da

Novo portal multimídia da Secretaria de Comunicação da Santa Sé

Neste último fim de semana teve início um trabalho novo do Vaticano: um portal que conta com uma equipe de cerca 70 pessoas em 6 divisões linguísticas – italiano, inglês, francês, alemão, espanhol e português – e com 4 áreas temáticas: Papa, Vaticano, Igreja e Mundo.

Silvonei José – Cidade do Vaticano

Teve início neste sábado, 16 de dezembro, uma nova aventura para a mídia vaticana. Entrou para fazer parte da grande rede o novo portal da comunicação da Santa Sé, “Vatican News”, que reune, num primeiro momento 6 línguas, entre as quais o português. “Vatican News”, portanto, é o novo sistema de informação da Santa Sé. Uma aventura que começou em 27 de junho de 2015 com o Motu Proprio do Papa Francisco, que instituiu a Secretaria para a Comunicação, o novo Dicastério da Cúria Romana.

O novo site está online no link www.vaticannews.va.

“A grande novidade, na qual confluirão todos os meios de comunicação vaticanos é o modelo produtivo a ser adotado: a integração e gestão unitária, em plena sintonia com a reforma desejada pelo Papa Francisco. ”

O novo modelo de comunicação desemboca em uma organização do trabalho – como afirma a Secretaria para a Comunicação, presidida por Mons. Edoardo Viganò – que se tornou possível também graças ao amplo programa de formação dos funcionários que teve início desde o momento da criação do Dicastério.

A solução para valorizar o profissionalismo interno inspirar-se nas palavras do Papa Francisco pronunciadas no discurso à primeira Plenária da Secretaria para a Comunicação: “Reforma – disse na ocasião -, não é “dar uma mão de pintura: reforma é dar outra forma às coisas, organizá-las de outro modo”.

O fulcro do sistema, fruto de um processo de consolidação seja no plano econômico, seja técnico, é representado pelo CEM, Centro Editorial Multimídia: uma estrutura unificada para a produção cotidiana de qualquer tipologia de conteúdo (áudio, textos, vídeo, gráfica) em modalidade multilíngua e multicanal, que trabalha sob a guia da Direção Editorial e em coordenação com outros grupos de suporte.

Ao seu interno confluirão progressivamente cerca de 350 profissionais, entre redatores e técnicos provenientes de todas as 40 redações linguísticas da Rádio Vaticano e das 9 instituições que compõem a Secretaria para a Comunicação. A partir de 1º de janeiro o percurso se completará com a agregação do jornal L’Osservatore Romano, do Serviço Fotográfico e da Tipografia Vaticana.

Parte para o trabalho uma equipe de cerca 70 pessoas em 6 divisões linguísticas – italiano, inglês, francês, alemão, espanhol e português – com 4 áreas temáticas: Papa, Vaticano, Igreja e Mundo.

O novo site que está online a partir deste fim de semana no link www.vaticannews.va, na sua versão beta, substituirá os sites de caráter informativo utilizados precedentemente. Assim, “Vatican News” torna-se também a nova marca que representa grande parte do sistema comunicativo, na intenção de simplificar a imagem e de superar o grande número de logotipos do passado.

Em particular, a partir de agora, o logotipo identificará também as redes sociais: Twitter, Facebook e Youtube, para cada uma das redações linguísticas e Instagram, com um perfil comum a todas as línguas.

Assim, “Vatican News”, superando o conceito de simples convergência digital, pretende responder e, num certo sentido, antecipar as contínuas transformações de lugar e forma da comunicação. Exprime-se e interage.

O lema é “todos no mesmo time” ou “jogo de equipe”, para responder eficazmente às exigências da missão da Igreja diante dos desafios, principalmente do ambiente digital contemporâneo.

Seja bem-vindo a “Vatican News”, e ajude-nos a divulgar esse novo instrumento de comunicação da Santa Sé.

Hoje para nós o desafio aumenta: responder – como disse Francisco – “sempre melhor às exigências da missão da Igreja” na cultura contemporânea, com a finalidade de “comunicar o Evangelho da misericórdia a todas as pessoas” nas diferentes culturas.

(Texto da Secretaria de Comunicação da Santa Sé)

Tags

Sobre o autor

Alex

Alex

Setor de Comunicação do Regional NE 1; Coordenador da Comissão para Comunicação Social - CNBB Regional NE 1 e Coordenador da Pascom Paroquia Nossa Senhora das Graças.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !