PASCOM DIOCESANA

Sínodo sobre a Amazônia é tema de encontro da Pascom na Diocese de Santarém-PA

A Pastoral da Comunicação da Diocese de Santarém promoveu neste fim de semana, 20 e 21 de outubro, o 19º Encontro Diocesano da Pascom (Edipas). O evento reuniu agentes da Pascom dos municípios de Santarém, Belterra, Almeirim, Monte Alegre e Prainha e ocorreu no auditório da Paróquia São Francisco de Assis, bairro Caranazal. Com o tema “Pastoral da Comunicação na trilha do Sínodo para a Amazônia”, o encontro teve o objetivo de refletir sobre os processos de comunicação da igreja local à luz dos preparativos para o Sínodo que é um encontro dos bispos, marcado para o próximo ano, que vai trabalhar o tema “Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

No encontro foi utilizado a metodologia do VER, ILUMINAR E AGIR do documento preparatório para o Sínodo da Amazônia. No VER, o bispo diocesano, Dom Flávio Giovenale, apresentou o documento do Sínodo, explicando os objetivos da Igreja na discussão dos novos caminhos para uma ecologia integral. Em trabalhos de grupos, os participantes discutiram sobre as perguntas preparatórias ao encontro a partir da realidade local.

O segundo momento do Edipas foi o ILUMINAR, com a mesa de debate “Meio ambiente, Ecologia Integral e Compromisso Social”, com a participação da Comissão de Justiça e Paz da Diocese, com padre Edilberto Sena; da Coordenação de Pastoral, com a professora Eloisa Alves; e do professor Ormano Sousa, que faz parte dos assessores de formação da Pastoral da Comunicação. Respectivamente, eles falaram sobre a encíclica Laudato SÍ, do Vaticano, o Plano de Pastoral da Diocese e o documento 105 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que trata sobre o papel do leigo na igreja.

Na parte do AGIR, os participantes apresentaram contribuições para as discussões em preparação ao Sínodo sobre a Amazônia. Será elaborado um documento final com as contribuições a ser apresentado na reunião do Conselho de Pastoral da Diocesano, a partir do qual contribuições de outros grupos da Diocese serão discutidas para serem organizadas e enviadas à equipe de organização do Sínodo.

Outra parte do encontro tratou sobre as características e missão da Pastoral da Comunicação na Igreja, a partir do Diretório de Comunicação da CNBB. Houve exposição dos trabalhos desenvolvidos pela Pascom na Diocese e encaminhamentos das ações visando ao planejamento de 2019.

Em toda a Diocese de Santarém, além da equipe central, existem mais de 20 áreas e paróquias com equipes de Pascom que auxiliam nos trabalhos de comunicação da igreja local.

Texto e Fotos: Pascom Diocesana

Sobre o autor

Alex

Alex

Setor de Comunicação do Regional NE 1; Coordenador da Comissão para Comunicação Social - CNBB Regional NE 1 e Coordenador da Pascom Paroquia Nossa Senhora das Graças.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARTIGOS

Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

D. Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

REDES SOCIAIS PASCOM

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos os agentes no Brasil !